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Como anunciar no Instagram? Passo a passo completo

Como anunciar no Instagram? Passo a passo completo

Saber como anunciar no Instagram, hoje, é fundamental para quem quer alavancar os negócios. Isso porque a rede já ultrapassou 1 bilhão de usuários e mais de 80% deles segue o perfil de alguma marca ou empresa, conforme dados do próprio Instagram.

Além disso, vale acrescentar que o Brasil se destaca como terceiro país do mundo com mais usuários na plataforma, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia.

Apesar de um público tão grande, a concorrência também é gigantesca. Todas as marcas e empresas estão lutando pela atenção dos usuários. Com isso, os anúncios no Instagram têm crescido cada vez mais.

Você já sabe como anunciar no Instagram? Ainda não? Não se preocupe, preparamos um passo a passo completo para te ajudar! Acompanhe-o até o final e aprenda a criar anúncios no Instagram hoje mesmo!

Formas de anunciar no Instagram

Antes de dar o primeiro passo para anunciar no Instagram, é importante saber que existem duas formas de fazer isso: impulsionando publicações ou criando anúncios.

A primeira delas, certamente, você já deve ter visto se tem um perfil comercial no Instagram. Ao impulsionar uma publicação, você paga para que ela seja vista por mais pessoas, dentro do público que você determinou e baseado no orçamento definido.

Você pode impulsionar uma publicação pelo próprio aplicativo. Para isso, basta clicar no botão “Promoção” que aparece quando você tem um perfil comercial. Esse é um método mais simples e intuitivo. Porém, acaba sendo mais limitado, se compararmos à criação de anúncios por meio do Gerenciador de Anúncios.

Se você já cria anúncios para o Facebook, já conhece o Gerenciador de Anúncios. Nele, você conta com uma definição mais detalhada de objetivos, tem maiores possibilidades de segmentação, além de poder criar campanhas variadas e simultâneas e acompanhá-las de forma estratégica.

Por isso, sem dúvidas, essa é a melhor opção de anúncio no Instagram para quem busca por resultados para além do alcance, gerando leads e vendas

Esse é o seu caso? Então acompanhe o passo a passo abaixo e aprenda como anunciar no Instagram por meio do Gerenciador de Anúncios.

Passo a passo: como anunciar no Instagram (Gerenciador de Negócios)

Como você viu até aqui, o Gerenciador de Anúncios permite a criação de campanhas robustas, com um grande potencial de alcançar mais e mais clientes, desde que sejam feitas da forma correta.

Em um primeiro momento, algumas pessoas se assustam e acham a ferramenta complicada. Mas depois de ler esse passo a passo você vai perceber que, na verdade, a criação do anúncio em si é bastante simples, a parte mais complicada está relacionada à estratégia, não à ferramenta. 

1 – Configure sua conta no Gerenciador de Anúncios

Para utilizar o Gerenciador de Anúncios é preciso ter um conta no Gerenciador de Negócios. Se você ainda não tem, o primeiro passo para anunciar no Instagram é criá-la. 

É importante saber que você deve ter uma página da sua empresa no Facebook vinculada ao perfil da sua empresa no Instagram para que faça o vínculo com a o Gerenciador de Anúncios, mesmo que queira anunciar apenas no Instagram.

Feito isso, basta clicar no botão “Criar” na cor verde que fica na tela inicial do Gerenciador de Anúncios.

2 – Defina seu objetivo

Uma vez que você já configurou a sua conta, é hora de colocar a mão na massa e definir os principais pontos do seu anúncio. O primeiro deles é o objetivo da campanha, que você pode escolher entre:

  • Reconhecimento (reconhecimento da marca ou alcance)
  • Consideração (tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros ou mensagem)
  • Conversão (conversões, vendas do catálogo ou visitas ao estabelecimento)

Como você pode observar, existem objetivos distintos, que variam de acordo com o que você busca com aquela campanha. Basta escolher o que estiver mais alinhado com seus objetivos, dar um nome a campanha e clicar em “Continuar”.

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

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Importante: ao escolher um objetivo, os próximos passos podem ter leves diferenças. Nesse passo a passo, vamos seguir com a opção “Tráfego”.

3 – Faça a segmentação do público

Um dos pontos mais importantes ao criar um anúncio para Instagram, sem dúvidas é a segmentação do público. A partir dela você define as características do público que deseja atingir com o seu anúncio.

Algumas das possibilidades de segmentação de público que você encontra no Gerenciador de Anúncios, são:

  • Gênero
  • Faixa Etária
  • Interesses
  • Localização

Vale ressaltar que a segmentação do público interfere diretamente no custo do seu anúncio. Quanto mais detalhada for a segmentação e, consequentemente, menor o público, mais custosos ficarão os cliques e conversões no anúncio.

4 – Escolha a rede em que deseja anunciar

Se você quer saber como anunciar no Instagram esse é o passo em que você define justamente a rede social em que quer anunciar. Para isso, na seção “Posicionamentos” você deve selecionar a opção “Editar posicionamentos”.

Feito isso, aparecerão as plataformas disponíveis para anúncio. No caso do Instagram, você deve selecionar se quer veicular seu anúncio no Feed, no Stories ou em ambos. Para isso, basta selecionar respectivas opções. 

5 – Determine o seu orçamento

O quinto passo é o tão esperado momento de definir o orçamento. Para anunciar no Instagram não existe um valor pré estabelecido, você é quem define o quanto está disposto a investir no seu anúncio.

Você pode definir um limite diário de investimento ou vitalício, que corresponde à duração do seu anúncio. Lembrando sempre de definir a duração do seu anúncio, para evitar custos superiores ao que você planejou.

Ao definir o orçamento, você vai observar que quanto maior ele for, maior será a previsão de alcance do seu anúncio e de resultados. 

6 – Crie seu anúncio

Esse é o momento em que você inclui as peças do seu anúncio, chamadas também de criativo. Se tratando do Instagram, existem 5 formatos disponíveis, sendo eles:

  • carrossel;
  • imagem única;
  • vídeo único;
  • apresentação multimídia (indisponível para stories);
  • coleção (indisponível para stories). 

Como você já deve imaginar, grande parte do sucesso está diretamente relacionada às peças que serão veiculadas. Um texto estrategicamente elaborado e direcionado para os seus objetivos, em conjunto com um design profissional, fará toda a diferença nesse momento.

Uma vez que você já incluiu as imagens ou vídeos que farão parte do seu anúncio, deve incluir também o texto que acompanhará o material (legenda), o CTA e a URL para a qual os usuários serão direcionados ao clicar. 

Feito isso, basta clicar em “Confirmar” para publicar o seu anúncio!

7 – Acompanhe e analise os resultados

Pensou que tinha acabado? 

Depois de publicar seu anúncio existe uma etapa muito importante, que consiste no acompanhamento do mesmo. 

Pelo próprio Gerenciador de Anúncios você consegue analisar dados como o alcance, o custo por clique e a conversão do seu anúncio. A partir disso, você pode fazer mudanças, caso necessário, para alcançar o melhor resultado com o seu investimento!

Pronto para anunciar no Instagram?

Agora você já sabe como anunciar no Instagram, é hora de colocar em prática tudo isso que aprendeu! 

Lembrando que para começar a anunciar é essencial ter uma estratégia bem definida. Do contrário, você corre grandes riscos de não conseguir atingir os seus objetivos com o orçamento que definiu.

Precisa de ajuda para otimizar seus anúncios? Aqui na Cia Websites temos profissionais prontos para te ajudar a gerenciar anúncios, tanto nas redes sociais, quanto no Google. Entre em contato conosco e saiba mais!

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