[Covid-19] Por que o investimento em Inbound Marketing ainda é importante?
Mesmo em tempos de pandemia, algumas estratégias comerciais sempre continuarão fazendo sentido. Na crise mais recente que o mundo viu este foi o caso do inbound marketing.De fato, por pior que seja o cenário, sempre haverá a necessidade de alguns produtos continuarem sendo vendidos, e alguns serviços continuarem sendo prestados.Podemos até lembrar uma das máximas da publicidade, que diz que “enquanto alguns choram, outros vendem lenços”. Por um lado pode parecer imoral, mas por outro também revela que as empresas/marcas sempre terão uma função social.É só pensar na área da saúde, por exemplo, seja da medicina clássica ou de uma clínica de psicologia. Também há serviços básicos ligados à higiene, à alimentação, à segurança, ao transporte, etc.Conforme a crise vai diminuindo, os serviços e produtos voltam a circular. O perfeito do inbound marketing é que ele faz sentido em qualquer uma dessas etapas, seja na mais severa ou na mais amena e próxima da normalidade.Se você quer entender como, basta seguir adiante na leitura.
O que exatamente é o inbound?
O primeiro dado fundamental sobre o inbound é o de que se trata de uma modalidade de “marketing de conteúdo”. Este, por sua vez, é sobre gerar conteúdos gratuitos e originais como modo de atrair seu cliente.Por isso mesmo, também é comum ouvir falar sobre “marketing de atração”. No fundo, só existem dois tipos de ações comerciais: a prospecção ativa (outbound marketing) e a passiva (inbound marketing).O termo “passivo” indica que você forma sua clientela de modo sutil, atraindo-a com base na qualidade da sua marca, da sua solução e de sua proposta como um todo. Ou seja, não basta apelar para “promoções malucas” ou preços e prazos “arrasadores”.Não é difícil perceber como, atualmente, o mercado atual exige isso de toda marca.Em alguns casos é mais óbvio. Um escritório de consultoria ambiental precisa ser capaz de gerar conteúdos de qualidade, sem dúvida. Mas não apenas ele, como também as marcas de produtos mais populares.Em tempos de crise essa expectativa do público pode se intensificar ainda mais. Então esta é outra razão para o inbound ser ainda mais apelativo em tempos de pandemia.Por dentro do famoso funil de vendas
Não é possível falar sobre inbound sem falar em funil de vendas, bem como nas etapas que ele compreende.Todo o esforço da marca deve consistir em fazer o cliente/lead avançar pela seguinte jornada da compra:- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Decisão efetiva de compra;
- Consumo e relação com a marca.