Saiba mais sobre a importância de uma boa newsletter

A newsletter veio para mostrar que as redes sociais não são o único canal onde as empresas podem se engajar com seus clientes.

Dentro do e-mail marketing, ela cumpre esse papel de engajamento, e traz resultados muito significativos.

O envio recorrente desse tipo de e-mail cria um vínculo forte entre a empresa e o cliente, tornando-os cada vez mais próximos.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é newsletter, sua importância para empresas dos mais variados ramos e as diferenças existentes entre ela e o e-mail marketing. Acompanhe.

O que é newsletter?

Newsletter é uma espécie de e-mail disparado frequentemente para uma base de clientes de uma empresa. 

Esses e-mails não são enviados a qualquer pessoa, mas, sim, para pessoas que demonstraram interesse em recebê-los.

A newsletter desenvolve e fortalece um relacionamento entre a marca e seus leitores, potencializando-os como clientes.

Podem ser enviados diferentes tipos de conteúdo, tornando esse e-mail uma excelente estratégia de marketing digital.

Ele é enviado para uma base de assinantes cadastrados na lista de e-mails de uma empresa. Ela, então, passa a disparar esses e-mails informativos, que sempre abordam algo de interesse do público.

Importância da newsletter

O envio de newsletter aos leitores cadastrados é uma forma de encorpar as estratégias de Inbound Marketing.

Quando uma assistência em conserto gerador ou qualquer outra empresa oferece esse serviço, os usuários demonstram interesse em seguir a marca. 

Além disso, a empresa dá a si mesma a oportunidade de ter em mãos diversos e-mails de potenciais clientes.

Dessa maneira, o uso da newsletter acaba por trazer vantagens para as marcas, como:

  • Construção de relacionamento com potenciais clientes;
  • Fácil comunicação com os seguidores;
  • Maior nível de intimidade entre empresa e lead;
  • Acesso livre e direto aos assinantes.

Apesar de tantos benefícios que a tornam importante, a empresa que deseja ganhar dinheiro com sua lista de e-mails não pode estar focada apenas nas vendas.

Esta atitude faz com que a marca perca a credibilidade e o respeito dos leitores, perdendo seus potenciais clientes. 

É importante mostrar que está disposta a ajudar e informar, trabalhando em cima de um marketing de relacionamento impecável.

As características e a importância da newsletter fazem muitas empresas se confundirem e acharem que trata-se da mesma coisa que o e-mail marketing, mas, na verdade, são muito diferentes.

Diferença entre newsletter e e-mail marketing

É comum que empresas que se preocupam com seus clientes, como uma fabricante de lava louça industrial para restaurante torçam o nariz para o e-mail marketing. 

Isso porque esse e-mail remete aqueles enviados pelas marcas e que lotam as caixas de entrada das pessoas.

No entanto, o e-mail marketing nada mais é do que uma ferramenta incisiva de marketing digital, que tem como intuito impactar diretamente quem o recebe.

Trata-se de uma excelente estratégia para atrair o público-alvo para o site da marca, estimulando o download de materiais e captação de dados para geração de leads. É uma estratégia de baixo custo e retorno imediato.

A newsletter é uma variação inteligente do e-mail marketing, sendo enviada periodicamente e com um intuito mais informativo. 

Sendo assim, tem como principal objetivo estabelecer uma relação com aquele leitor, levando até ele as últimas novidades.

O principal objetivo desse tipo de e-mail é criar um vínculo com o leitor, gerando confiabilidade para a marca. Isso acaba por abrir o caminho para a ação desejada, por meio de um relacionamento de longo prazo.

Mesmo estando armazenada, a newsletter possui uma validade prolongada e mantém seu caráter útil. 

O visual desse e-mail não pode ser muito agressivo, para não poluir visualmente e nem se tornar algo repetitivo.

Uma das melhores estratégias utilizadas por empresas de usinagem de peças pequenas e muitas outras é a personalização da newsletter.

Isso pode ser feito colocando o nome da pessoa na saudação inicial, dando a impressão de que aquele e-mail foi feito para ela. 

Isso chama a atenção do leitor, que passa a se identificar com aquele e-mail. O tempo de leitura aumenta e há mais chances de o destinatário clicar nos links.

As estratégias do marketing digital, como o envio de newsletter são inteligentes e pensadas de acordo com aquilo que o público-alvo está interessado. 

Esse e-mail aproxima empresas e consumidores, favorecendo os dois lados na jornada de compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

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