Saiba como utilizar chatbots em sua estratégia

As novidades da internet não param de surgir e uma delas são os chatbots. Principalmente, porque este recurso está atrelado à inteligência artificial e ao machine learning.

Baseando-se no nome desse recurso, pode-se concluir que trata-se de um robô que conversa com as pessoas por um chat. Mesmo assim, não se trata de um conceito tão simples, apesar de parecer.

Isso porque os chatbot representam uma grande evolução na relação entre pessoas, tecnologia e marcas.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que são os chatbots, vantagens deles, seus tipos e como usá-los.

O que são chatbots?

Chatbot é um robô desenvolvido por meio de um software de comunicação automatizada. 

Existem alguns que são mais avançados e possuem inteligência artificial. Por isso, a cada conversa ele aprende mais, interagindo cada vez melhor.

Portanto, um chatbot é um programa de computador que tem a capacidade de simular uma conversa humana em um chat.

Muitas empresas utilizam essa tecnologia também para automatizar algumas tarefas repetitivas e burocráticas. 

Dentre elas podemos citar dúvidas frequentes dos consumidores. Então, é usado um diálogo pré-definido entre usuário e robô.

Vantagens do uso de chatbots

Existem muitas vantagens ao usar essa tecnologia, dentre elas podemos citar os exemplos abaixo:

Disponibilidade 24 horas

O uso de chatbots permite que uma empresa de emplacamento de moto nova esteja disponível 24 horas por dia para tirar dúvidas e atender o cliente de muitas maneiras. 

Por serem robôs, não existe pausa nesse atendimento, o que aumenta a satisfação do cliente.

Cliente mais satisfeito

Um chatbot consegue atender várias pessoas ao mesmo tempo, não importando a hora, o dia ou quantas pessoas estão precisando. Todas serão respondidas instantaneamente.

Mais economia

O uso de chatbots é bom tanto para grande quanto para pequenas empresas, pois ele representa uma grande economia.

Para as grandes empresas, que precisam de muitos funcionários, os chatbot ajudam a evitar essa grande demanda de contratação. 

Já para as pequenas empresas, evita que essas tenham que gastar contratando alguém para o atendimento, quando isso representa um alto custo.

Automação do trabalho repetitivo

Tarefas repetitivas tomam tempo dos profissionais e os impedem de se dedicar a outros assuntos mais importantes. 

Além disso, essas tarefas desmotivam as pessoas, o que aumenta a possibilidade de erros.

Os chatbots realizam essas atividades repetitivas e livram os outros profissionais para que assumam aquelas que necessitam de maior atenção e cuidado, como cuidar de entrega de produtos em uma locação de utensílios para festa, por exemplo.   

Tipos de chatbots

Dentre os principais tipos de chatbots estão:

  • Escudos;
  • Proativos;
  • Otimizadores;
  • Sociais.

Os escudos são utilizados para reclamações e perguntas rotineiras; os proativos podem iniciar uma conversa, inclusive, monitora um usuário no site, oferecendo ajuda.

Os otimizadores realizam tarefas mais utilitárias e podem ser usados nas redes sociais; por fim, os sociais são usados para interagir com muitas pessoas de uma vez.

Como usar o chatbot

Existem muitas maneiras que uma empresa pode usar o chatbot, como para otimizar o processo de atendimento ao cliente. 

Inclusive, existem empresas, como uma de locação de fliperamas que são usados para se relacionar com os leads das empresas.

Também é possível utilizá-los para uso restrito entre equipe de uma empresa. Por exemplo, se uma organização possui funcionários ou parceiros home office, pode usar esses chatbot para estabelecer uma comunicação entre eles.

Também as empresas podem aplicá-los em meios de comunicação que seus clientes usam. 

Por exemplo, uma empresa pode usar o chatbot pelas redes sociais e aplicativos de mensagem. O ideal é identificar qual dele o público-alvo mais utiliza para aplicar devidamente.

Por fim, um dos usos mais comuns observado atualmente é o uso do chatbot na automação de tarefas. Em países como Estados Unidos e Canadá esse tipo de aplicação já é bastante comum.

O fato é que a tecnologia tem evoluído muito e privilegiado as empresas de todos os setores. Elas podem contar com a tecnologia para vender melhor, divulgar seus produtos de maneira mais certeira e, agora, para atender melhor os seus clientes.

Além de facilitar o dia a dia das organizações, a tecnologia também traz mais segurança, pois o chatbot consegue realizar as tarefas e os atendimentos com mais precisão, sem possibilidades de erros humanos comuns.

Junte tudo isso com a enorme economia financeira que essa tecnologia traz para as empresas e teremos em mãos um dos maiores benefícios tecnológicos já visto.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Radação Cia Web Sites

Radação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

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