O que É Manutenção de Sites e Por que Fazer?

O que É Manutenção de Sites e Por que Fazer?

Postado em: 07 de fevereiro de 2019
Compartilhe

Já foi o tempo em que ter um site era suficiente para vender mais. Hoje, é preciso investir na manutenção de sites para acompanhar a evolução digital. Saiba mais!

Faz algum tempo que a maioria das pessoas percebeu a importância de ter um site para um negócio de sucesso.

Hoje, é imprescindível, ter uma presença online, seja ela nas redes sociais ou aplicativos, mas principalmente em seu site.

Isso porque o site pode ser, muitas vezes, o contato inicial do seu possível cliente com a sua marca.

A Importância do Site para o Seu Negócio

O website é também fundamental para passar credibilidade, informações e muitas vezes conquistar um cliente indeciso, que talvez ainda nem conhecia sua marca ou negócio.

E isso independe do seu segmento ou do tamanho da sua empresa. Leia mais em 4 Vantagens em Criar um Site para Pequenas Empresas.

Entretanto, apenas ter uma página na web não é sinônimo de sucesso. Para ele aparecer nos resultados de busca do Google, é necessário investir na atualização e manutenção de sites.

Para acompanhar o ritmo da globalização e da evolução tecnológica e principalmente a evolução digital, manter um site atualizado se tornou um desafio constante. Entenda melhor:

O que é a manutenção de sites?

Manutenção de sites é deixar seu site bonito, bem apresentável e moderno, visando acompanhar os avanços tecnológicos, digitais e até mesmo de segurança.

Dessa forma, seu endereço eletrônico continua sendo atrativo e passa a credibilidade necessária para seus clientes admirarem, se interessarem, seguirem e comprarem produtos ou serviços que sua empresa dispõe.

Porque fazer a manutenção do seu site?

Um site é um sistema praticamente orgânico, ou seja, ele se comunica com diversos outros sistemas que estão em constante atualização.

Ele precisa ser modelado para uma comunicação eficaz, seja pelo sistema operacional do servidor em que ele está hospedado, pela versão do celular, do navegador utilizado, versão do CMS (Sistema de Gerenciamento do Site), entre outros.

Além disso, é importante acompanhar as tendências de usabilidade e desejos de seus clientes, aumentando a conversão e as possibilidades de venda.

5 Razões para Fazer Manutenção de Site

1. Aumente Suas Vendas = Atrair + Engajar

Pense na seguinte situação: ao entrar em uma loja física você encontra os produtos todos bagunçados e não consegue encontrar o que quer comprar.

Possivelmente, para não perder muito tempo procurando o item que deseja, você vai sair e entrar na próxima loja, certo?!

Mas vamos supor que depois você resolve retornar à primeira loja e ela continua naquela bagunça. Será que, mesmo assim, você daria uma terceira chance?

O mesmo ocorre com relação ao seu site: o usuário tem que acessar, encontrar o que procura, se interessar pelo que você fornece, querer comprar e poder voltar sempre que precisar do seu negócio novamente.

Logo, dá pra perceber que o encantamento deve ser imediato! Ou seja, seu cliente entra e identifica instantaneamente que encontrou o endereço certo.

Por isso, mantenha sempre um layout limpo, organizado e objetivo, com um conteúdo atualizado, exclusivo e de qualidade.

2. Faça o SEO = Otimização de Sites

De que adianta ter uma loja linda, organizada, com produtos excelentes, se ela fica no fundo de uma galeria, em uma rua deserta?

Seu site, precisa ficar na “entrada de um grande shopping em uma avenida movimentada”!

Analogias à parte, é isso que o SEO, ou otimização de sites promove: impulsiona seu site para o topo das buscas do Google e faz com que seus clientes encontrem-no rapidamente.

O SEO é talvez a mais importante manutenção que você deve se preocupar, pois esse trabalho garante um site competitivo e que recebe mais visitas, aumentando a chance de sucesso em vendas.

Quer saber mais sobre soluções em otimização de sites? Clique no link e confira a dica quente que a Cia Web Sites – especialista em SEO – preparou para você.

3. Cuide da Segurança

Sites desatualizados e com versões de plugins ou CMS, como o Wordpress, antigas são alvo fáceis para Hackers, que além de prejudicar o funcionamento de seu site, podem disseminar vírus e malwares que contaminam o computador do visitante.

Permitir que seu site seja invadido por criminosos virtuais pode levar à perda de dados importantes que prejudicam não só o seu endereço, como também o servidor de hospedagem e, claro, seu potencial cliente.

Dessa maneira, a manutenção do site – principalmente quando realizada por empresas confiáveis e experientes – previne estes transtornos, aumenta a segurança e credibilidade da sua marca.

4. Valorize Seu Negócio

Fazer seu visitante encontrar seu site com conteúdo novo e um site moderno aumenta a confiabilidade do usuário e valorização do seu negócio.

Você não precisa lançar produtos ou serviços todos os meses, mas manter o site atualizado, mudando banners, o próprio layout e publicando blog posts.

Essas estratégias do marketing digital informam aos buscadores que o seu site não está parado, pelo contrário: que sua empresa está a todo vapor acompanhando a evolução do mercado.

Imagine que você precisa de uma informação importante sobre um serviço e ao entrar no site se depara com esse visual:

Você continuaria lendo o post, depois de ver um layout antigo e a data de publicação de 2012? Imagino que não, né?! 😂

Parece brincadeira, mas existem diversas empresas que mantém o mesmo site e o mesmo conteúdo por anos a fio, sem se dar conta da importância da manutenção de sites.

Os posts antigos podem continuar, mas novos devem ser postados periodicamente, para demonstrar que sua empresa tem autoridade no assunto e mantém um engajamento constante em temas relevantes.

Deseja saber mais sobre a manutenção de sites que nossa empresa dispõe? Não perca mais tempo com um site ultrapassado, solicite seu orçamento agora mesmo:

Entre em contato com a Cia Web Sites!

Empreendedora por natureza, co-fundadora da Cia Web Sites, se sente realizada pelo que faz. Hoje, divide seu trabalho com o de ser mãe (esse sim é complicado rsrs). Organizada, gosta de ler, estudar e adora relaxar com a família e amigos nos finais de semana (tomando um vinho fica melhor ainda ?).

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!