Marketing para restaurantes: saiba como aproveitar o poder da internet

Poucas coisas são tão importantes quanto o marketing para restaurantes. É claro que é importante ter bons fornecedores, saber precificar os produtos e conseguir cozinhar bem, mas sem controlar o fluxo de clientes, seu negócio corre o risco de não ir para frente.

Por isso, é importante investir nas melhores estratégias de Marketing para restaurantes e, nesse quesito, a Internet é sua melhor amiga.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como usar o poder da Internet para promover o seu restaurante? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Conheça as principais diferenças do marketing para restaurantes

O primeiro ponto a ter atenção nesse assunto é entender que o marketing para restaurantes é diferente do marketing para outros empreendimentos.

Isso porque o restaurante tem uma série de particularidades que outros negócios não têm. Por exemplo, um negócio gastronômico depende muito da sua localização para ter sucesso.

Não adianta, por exemplo, investir em uma ação de links patrocinados no Google sem usar a geolocalização para mostrar seus anúncios somente para quem está perto de você. Afinal, pessoas de outras cidades (ou até mesmo de bairros mais longes) não vão comprar no seu restaurante.

As principais diferenças que o marketing para restaurantes gera são:

  • maior foco na proximidade dos clientes;
  • maior foco em horários específicos (antes do almoço e perto do jantar);
  • mais movimento em delivery nos fins de semana;
  • maior foco na experiência do cliente;
  • maior atenção na fidelização do consumidor.

Invista em aparecer nos aplicativos de delivery

Atualmente, o delivery é uma das principais ferramentas que um restaurante tem para poder aumentar o seu faturamento. Não é à toa que os principais aplicativos do tipo não páram de crescer no Brasil.

Desde o início da quarentena do novo coronavírus, por exemplo, o Rappi registrou um aumento de 30% no seu número de pedidos.

Aos poucos, o delivery vai se tornando uma prática corriqueira de todos os tipos de famílias no Brasil. Tanto é assim que já começaram a surgir as dark kitchens, restaurantes que só servem deliveries.

Por isso, trace um plano para estar em um aplicativo do tipo com o seu cardápio, oferecendo pratos para os seus clientes e tendo a chance de gerar um fluxo estável de rendimentos.

Use a força das redes sociais para o seu negócio

Poucas ferramentas são tão úteis dentro do marketing para restaurantes do que as redes sociais. Os negócios gastronômicos que sabem dominá-las têm tudo para não parar de vender em nenhum momento.

As melhores redes sociais para o marketing gastronômico são o Instagram e o Facebook, mas o YouTube também é bem interessante.

O Instagram deve ser o centro da sua estratégia social. Use as melhores fotos dos seus pratos, poste sempre próximo do horário do almoço ou do jantar e utilize hashtags apropriadas ao seu negócio e a sua localização.

Além disso, lembre-se de postar stories divertidos e criativos com a equipe do seu restaurante, de modo a cativar o seu público. Por fim, não se esqueça que as redes sociais devem funcionar como uma via expressa de tráfego para o seu restaurante.

Ou seja: todo post deve tentar direcionar o público a pedir por delivery no seu negócio ou reservar uma mesa para uma refeição.

Invista em assessorias de imprensa com os jornais locais

Uma estratégia importante de marketing para restaurantes é investir em assessorias de imprensa nos jornais locais da cidade ou da região.

Isso é importante pois essa estratégia ajuda o negócio a ganhar relevância dentro e fora da Internet.

Fora da rede, o benefício é bem direto: o consumidor lê o jornal, vê o restaurante lá e pensa em reservar uma mesa.

Já na Internet, a assessoria de imprensa ajuda a aumentar a sua relevância perante o Google, o que gera mais tráfego orgânico para o seu site e mais recomendações no Google Meu Negócio.

Por isso, o investimento em um bom serviço de assessoria de imprensa vale a pena pelo ganho exponencial de novos clientes.

Foque seus esforços no Marketing Boca-a-Boca

Uma das principais características do Marketing para restaurantes é que ele encontra muito impacto nas recomendações do cliente.

É aquela história: se alguém disser que comeu uma pizza “incrível” e que “você tem que experimentar”, você vai acabar pedindo uma pizza no lugar recomendado.

Quando se trata de comidas, nós somos altamente influenciados pelas pessoas mais próximas, o que faz com que o Marketing Boca-a-Boca seja uma das mais importantes ferramentas que um restaurante tem.

Para usá-lo ao máximo, é importante servir cada prato com os melhores ingredientes e no melhor estado possível. Assim, você aumentará as chances de agradar os clientes e ganhar recomendações deles.

E aí, aprendeu como usar o Marketing para restaurantes? Agora é só colocar essas dicas em prática para começar a ver o seu empreendimento lotar de clientes.

Antes de ir embora, no entanto, não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre o assunto!



Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

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