Figurinhas para Whatsapp: como fazer e usar os stickers a seu favor!

Uma das últimas febres dos grupos de mensagens instantâneas, as figurinhas para Whatsapp caíram no gosto dos brasileiros.  

As figurinhas para Whatsapp seguem a mesma linha dos gifs, reproduzindo memes famosos inspirados em virais da internet, cenas de filmes, séries, desenhos animados e até mesmo de novelas.

No post de hoje vamos explicar o motivo da popularidade das figurinhas e te mostrar como você pode usá-las da melhor maneira possível e a favor da sua marca. Acompanhe todo o artigo para saber tudo!

Por que as figurinhas para Whatsapp se tornaram tão populares?

Os stickers, como também são chamadas, já eram utilizadas há muito tempo pelo Telegram, concorrente da app de mensagens mais popular do Brasil. Porém só foram implementadas no Whatsapp em meados de 2018.

O aplicativo oferece algumas opções de pacotes de imagens para que o usuário baixe, mas o que mais atraiu a atenção dos brasileiros foi a possibilidade de criar as próprias figurinhas e compartilhá-las com os amigos.

Enquanto os emojis são padronizados, já vêm prontos, com as figurinhas é possível criar imagens do jeito que se quer. Isso deixa o aplicativo muito mais interativo, o que aumenta o engajamento do público. 

Essa funcionalidade torna as figurinhas extremamente personalizáveis. Um prato cheio para a criatividade dos brasileiros, que já se mostraram um dos maiores produtores de memes do mundo. 

Assim sendo, as figurinhas para Whatsapp são uma forma de deixar as conversas ainda mais informais, divertidas e leves. Sem contar que são uma forma muito boa de demonstrar expressões e reações dos usuários sem que ele tenha que mostrar o rosto. 

Com conseguir e usar as figurinhas?

Existe algumas formas de se conseguir suas figurinhas para o Whatsapp. Segundo o próprio FAQ do aplicativo, você pode baixar pacotes de stickers da seguinte maneira, seguindo alguns passos:

  1. Abra qualquer conversa individual ou grupo.
  2. No campo de texto, toque em Emoji e depois em > Figurinhas.
  3. Para adicionar um pacote de figurinhas, toque em Adicionar ou no ícone de +.
  4. No pop-up de Figurinhas que aparecer, toque em Baixar, próximo do pacote de figurinhas que você quiser baixar. Se for solicitado, toque em Baixar • (tamanho de arquivo).Uma marca verde aparecerá quando o arquivo terminar de baixar.
  5. Toque em Voltar.
  6. Encontre e toque na figurinha que deseja enviar. Quando você tocar na figurinha, ela será enviada automaticamente.

Por outro lado, para salvar uma figurinha que algum outro contato te enviou e poder utilizá-la depois é bem simples. Basta tocar na figurinha que você quer salvar, um menu aparecerá na tela. Clique em “adicionar às favoritas” se estiver usando um aparelho Android ou em “favoritar” se estiver em um Iphone.

Para poder usá-las é só tocar nas opções do teclado. As figurinhas estarão entre os emojis e a opção de Gifs.

Como fazer Figurinha para Whatsapp?

Essa é uma pergunta que todo amante de figurinhas que chegou até esse ponto do texto deve estar se fazendo! Para você ter uma ideia, a busca por esse tema é tão grande que ele é procurado no Google nas mais diversas formas.

Só para ilustrar, vamos dar uma conferida:

  • Como fazer Figurinha no Whatsapp 
  • Como fazer Figurinha para Whatsapp 
  • Como fazer Figurinha do Whatsapp 
  • Como fazer Figurinha de Whatsapp 
  • Como fazer figurinha no Whatsapp Android 
  • Como fazer Figurinha pro Whatsapp 
  • Como fazer Figurinha para o Whatsapp 
  • Como fazer Figurinha no Whatsapp com fotos da galeria

Viu só como a procura é grande? Todo mundo quer saber como fazer figurinhas para ficar por dentro dessa tendência!

Para você fazer seus próprios stickers, o Whatsapp diz que é preciso que:

  • Cada figurinha seja uma imagem que contenha um fundo transparente.
  • As figurinhas tenham exatamente 512×512 pixels.
  • Cada figurinha tenha menos de 100 KB. 

Bom, uma série de aplicativos permite que você crie suas próprias figurinhas e as use nos seus grupos e conversas. 

Provavelmente você precisará baixar mais de um app, um para deixar a imagem que você quer transformar em figurinha com o fundo transparente, removendo o seu background, e outro para adicionar à figurinha ao Whatsapp. 

Para o primeiro passo você pode baixar o app Background Eraser. Nele você faz o upload da imagem que quer usar e apaga o seu fundo. Salve se tiver conseguido um resultado que te agrade. 

Já para o segundo passo, você pode baixar o aplicativo Personal Sticker. Nele você cria um novo pacote de figurinhas e adiciona a ou as imagens que quer que virem novos stickers. 

Há ainda alguns aplicativos nos quais você pode fazer tudo isso de uma única vez, como o Sticker Studio, Criar figurinhas para WhatsApp – WAStickerApps, disponível para Android e WSTicK para Iphone. 

Todos esses aplicativos são bem intuitivos e com passos muito claros, tornando a confecção de suas próprias figurinhas algo bem simples. 

Na maioria deles você pode criá-la a partir de fotos que você pode tirar na hora, como uma selfie, ou com imagens da sua galeria. 

É importante que aplicativo do Whatsapp esteja atualizado no seu aparelho, pois a funcionalidade é razoavelmente nova. As versões mais antigas podem não suportar as ilustrações.

Como as empresas podem se beneficiar das figurinhas?

Como já dissemos mais acima, as figurinhas são uma forma dos usuários do Whatsapp se sentirem mais interativos e conseguirem se expressar melhor. 

Se você usa o Whatsapp como uma ferramenta de negócio para conversar com clientes e clientes em potencial, fazer uso das figurinhas pode ser muito interessante para ajudar no engajamento do público.

Isso porque é muito bom ao conversar com uma empresa sentir que aquela conversa é personalizada e saber que há um ser humano por trás daquelas mensagens. É uma forma de humanizar seu atendimento e de fazer com que as pessoas se sintam especiais. 

Além disso, é possível ainda criar um pacote de figurinhas e disponibilizá-las. Assim você entrega valor ao público e ainda fortalece o seu branding, pois é uma maneira das pessoas lembrarem da sua marca ao usar algo relacionado à ela no dia a dia. 

Mas atenção, use as figurinhas com sabedoria para ter os resultados que deseja. Isso vai depender muito do perfil do seu público. Por exemplo, se são pessoas mais formais, talvez usá-las não seja tão adequado.

Por mais que seu público seja mais jovem e “descolado”, é importante não ser apelativo ao aplicar as figurinhas em suas conversas. Não sobrecarregue enviando as imagens em excesso. 

Esse foi o nosso post de hoje sobre as figurinhas para Whatsapp. O que você achou? Conte pra gente nos comentários! Aproveite e deixe também suas dúvidas e sugestões de temas que quer ver aqui no blog.

A Cia WebSites é uma agenda especializada na construção de sites. Entre em contato com a gente para saber como podemos te ajudar na otimização de sites para os mais diversos nichos.

Até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

Comentários