Entenda como captar mais contatos para seu e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais usadas em Marketing Digital, devido à grande eficácia na nutrição de leads (potenciais clientes) e fidelização dos consumidores.

Em resumo, o e-mail marketing é toda comunicação entre a empresa e seus clientes, ou leads, realizada por mensagens em correio eletrônico.  O envio de e-mails é feito a partir de uma segmentação de contatos, que permite personalizar o conteúdo e oferecer algo interessante aos usuários. De início, o e-mail marketing era comumente associado ao spam (mensagens publicitárias enviadas em massa), sendo considerado uma comunicação invasiva. 

No entanto, com a evolução da estratégia, o e-mail marketing passou a ser visto como uma das formas mais eficientes de comunicação com os consumidores.

 

Mas, por que usar o e-mail marketing na minha estratégia?

Existem mais de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Desse total, cerca de 61% dos usuários utilizam o recurso diariamente.  Além disso, o e-mail é considerado por 72% dos consumidores o canal de comunicação mais confiável para trocar mensagens com as empresas.

Por conta disso, pode-se ter uma ideia da forte presença do e-mail marketing. Só no Brasil, 46% das empresas já fazem uso da estratégia para o disparo de conteúdo promocional.

Contudo, engana-se quem pensa que o e-mail marketing é voltado apenas às mensagens publicitárias. Através dele, é possível enviar:

  • Boletins informativos (newsletter);
  • Ofertas exclusivas;
  • Confirmações de compras online;
  • Status de acompanhamento de pedidos.

Diante disso, a empresa pode manter um contato mais direto com os clientes e leads, além de enviar informações importantes a respeito de uma determinada transação comercial.

Além disso, o e-mail marketing tem um excelente ROI (Retorno sobre Investimento). A média de retorno é de 3800%, tendo um resultado 3 vezes maior do que os posts em redes sociais.

Por esse motivo, até mesmo profissionais autônomos, como um eletricista comercial, podem incorporar a estratégia de e-mail marketing, de acordo com o público-alvo, objetivos e metas do negócio.

 

Como captar mais contatos para a minha estratégia de e-mail marketing?

Mesmo com a eficiência do e-mail marketing, a estratégia só pode ser aplicada quando se tem uma lista de contatos para o envio de mensagens. Afinal, o que se deseja é chegar aos clientes e leads. Entretanto, a principal recomendação é: NÃO COMPRE LISTAS DE E-MAILS.

Quando se investe na aquisição de contatos aleatoriamente, a sua estratégia corre o risco de virar um spam e, além disso, não se tem informações suficientes para segmentar as mensagens.

Confira algumas formas de captar mais contatos para a lista de e-mail marketing e conseguir bons resultados com a estratégia!

 

1. Formulários na sua página web

Quando um usuário está na sua página lendo um conteúdo sobre empilhadeira para container, um equipamento diferenciado distribuído pela sua empresa, ele precisa de um incentivo para buscar mais informações sobre o assunto. 

Uma boa maneira de fazer isso é inserir formulários online no seu site, logo depois (ou bem próximo) do conteúdo. Normalmente, esses formulários requerem um contato de e-mail do usuário, para que a empresa possa enviar uma mensagem posteriormente. Ou seja, os formulários são ótimas ferramentas para a captura de novos e-mails.

Além disso, os visitantes que preencheram o formulário estão interessados no seu conteúdo, produto e/ou serviço. Do contrário, apenas sairiam da página. Quer dizer que é uma excelente oportunidade para enviar uma mensagem e encantar o potencial cliente.

 

2. Oferecimento de material rico

A internet é um mar de informações. É possível encontrar praticamente tudo nas plataformas online.  Por conta disso, os usuários tornaram-se exigentes – não querem receber apenas propagandas invasivas, mas sim, algo relevante e de qualidade.

Sendo assim, uma das maneiras mais usadas pelas empresas na captura de contatos é o oferecimento de material rico, em troca do endereço de e-mail, ainda mais porque esses conteúdos serão enviados por mensagens do correio eletrônico.

Por isso, ao tratar de um tema, como automação de geradores de energia, por exemplo, não basta finalizar o assunto em um texto curto no seu site. 

É necessário investir na produção de outros materiais sobre isso, como e-books, webinars (vídeos informativos), entre outros.

3. Convites para newsletter

Os boletins informativos, conhecidos como newsletters, também são ótimas fontes de informação para os usuários.  Sendo assim, é interessante ter um botão para cadastramento de visitantes na newsletter da empresa.

O ideal é investir em um CTA (Call to Action) chamativo, para que os usuários sejam influenciados a tomar uma atitude – no caso, o cadastro na lista de e-mails da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Tami

Tami

No meu cartão de visitas está escrito que sou Publicitária e Social Media. Porém, quando você me conhece descobre que essa parte é apenas a ponta do Iceberg. Mineira, libriana, tatuada, apaixonada por bichos, futebol americano e danças. Tenho muita "benquerança" com tudo que envolve o digital, tecnologia e jogos.

Comentários