Dicas para começar a vender pela internet 

Em tempos de isolamento social obrigatório, causado pela iminência da pandemia do COVID-19, a saída que empresas de todos os portes têm aderido é trabalhar com vendas pela internet.

Seja com a criação de uma loja virtual, site, blogs ou redes sociais, quem consegue se adaptar à esse novo cenário definitivamente sai na frente.

O Marketing Digital se preocupa com isso e pode te ajudar nessa transição, que virá cedo ou tarde.  

Mais do que nunca será preciso aprender a mitigar os problemas da atualidade, lidar com a  incerteza das “vacas magras” e evitar prejuízos futuros, não é mesmo?

Você já sabe como funcionam as vendas online e por onde começar?

Continue a leitura e confira!

 

Vendas pela internet: como funciona?

 

A democratização da internet, em meados de 2000, mudou largamente a nossa relação com vendas no Brasil.  Tanto para donos de negócios, quanto para consumidores, é indiscutível que o mercado digital oferece um rol imenso de oportunidades para grande parte das pessoas.

Nos dias de hoje, tudo na internet é simplificado. Você não precisa ser um grande especialista, embora mindset empreendedor faça a diferença, viu?

Para começar, você deve estar se perguntando como funciona na prática as vendas pela web.

Já adiantamos que, aventurar-se nessa nova pegada, exige planejamento, estudo e esforço.

Como dissemos, o momento crítico que estamos vivendo com o surto de Coronavírus, acabou por alavancar a necessidade de algumas empresas de se educarem (e educar seus clientes) nessa nada nova maneira de empreender.

Desse modo, sua empresa precisa manter informados clientes, parceiros, colaboradores e demais pessoas, mas também sustentar as estratégias de produção de conteúdo, por exemplo, pois elas serão responsáveis por engajar todos os envolvidos com conteúdos relevantes e updates.

Para algumas empresas, por exemplo, anúncios pagos estão sendo infrutíferos, pois são geralmente focados em fundo de funil e a intenção de compra das pessoas está super baixa. 

Isso não significa que seu time não deva NUTRIR esses leads, uma vez que eles podem, no mais tardar, serem convertidos em clientes.

É exatamente nesse contexto que as vendas na internet têm ganhado força, juntamente à criação de canais próprios, sites, podcasts e conteúdos pertinentes.

Assim, para que as suas vendas pela internet tenham sucesso, é importante focar em 3 pilares básicos.

  • Autoridade,
  • Confiança e
  • Estratégias de vendas online

Agora que ficou claro como é o modus operandi, vamos apresentar o que é preciso saber para trabalhar com vendas online sem sair de casa!

 

Tudo que você precisa saber sobre vendas online antes de colocar em prática!

 

Defina um nicho de mercado

Para começar a trabalhar com vendas pela internet, é essencial decidir em qual nicho irá atuar. 

Nichos de mercado são, via de regra, parcelas de um grupo consumidor as quais você pretende atuar, de acordo com as suas afinidades. 

Esse conceito é muito importante para o marketing e para as vendas, uma vez que definindo bem o de sua empresa, você poderá atuar nas dores e necessidades daquela pessoa.

Mas não confunda! Segmento e nicho são duas coisas diferentes!

O nicho propõe uma especificidade muito maior, enquanto o segmento trata de um mercado mais amplo e conhecido pelo consumidor.

Ter um nicho em mente é interessante, pois, ao se vender como especialista de um nicho de mercado você atingirá um menor número de leads, mas com chances de conversão beeeeeem mais certeiras.

Não se esqueça: clientes anseiam por soluções para suas dores e não irão hesitar em contratar o serviço que têm mais “a sua cara”.

 

Estabeleça um público-alvo

É através do perfil do seu consumidor online que você consegue disponibilizar seu melhor produto ou serviço, atuando em sua necessidade através, por exemplo, da usabilidade de seu site, estilo e linguagem.

Um e-commerce de sucesso foca nas dores do cliente e o público-alvo correto aponta para as melhores estratégias de como vender.

 

Capriche na pesquisa e no networking

Pesquise, pesquise e pesquise! Invista na estrutura e no planejamento, mas busque conhecer o seu mercado e os seus produtos a fundo. 

Capacite-se ao máximo e esteja sempre atento à empreendedores que já estão atuando digitalmente.

O networking transforma o seu trabalho com vendas pela internet em uma teia infinita de contatos super úteis.

 

Invista em SEO (Search Engine Optimization)

Quer um site 100% funcional? Invista em Marketing Digital e em SEO. 

Para que um comércio online prospere, otimizar os mecanismos de busca à seu favor é uma das primeiras ações.

O trabalho de SEO, através de boas palavras-chaves e descrições, por exemplo, direciona os motores de busca para dar destaque ao conteúdo de seu site.

Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos usuários da internet. Assim, estar presente nesse meio parece a estratégia mais favorável, certo?

Tão interessante quanto converter seus leads, é preciso que as pessoas visitem sua plataforma digital.

Esse fator contribui muito para que seu site ou loja virtual alcance a autoridade ideal (que é um dos 3 pilares para vendas pela web, lembra?)

Uma boa empresa de Marketing Digital pode cuidar desses detalhes de ranqueamento no Google!

(Se quiser saber mais, leia o conteúdo completo sobre Page Rank aqui em nosso blog!)

 

Analise todos os resultados

Uma das vantagens em trabalhar com vendas online é que tudo pode ser mensurado: desde a missão da marca, até os resultados.

A pessoa com um negócio na web  principalmente diante do surto global de COVID-19 —  obtém muitos ganhos ao conseguir mensurar seu desempenho com vendas na internet.

Saber o posicionamento orgânico, páginas visitadas, o nível de churn rate, funil de conversão de vendas, etc, pode conduzir à estratégias mais legais, bem como ampliar os resultados e guiar evoluções.

 

Vantagens de trabalhar com vendas online em 2020

Você sabia que trabalhar com vendas online oferece mais variedades e, consequentemente, possibilidades? 

Testar, estudar os resultados, repetir o que deu certo e inovar são as alternativas mais otimistas para este ano incomum que já começou afetando vidas e negócios.

Fora isso, pensar que a internet é gratuita pode ser muito motivador, não é?

Ela permite que tudo seja flexível, sejam metas, resultados ou retornos financeiros a longo prazo.

Apostar nesse tipo de empreendimento agora (como a criação de um site profissional) e usar a tecnologia em prol de driblar esse momento ruim, tirando o melhor proveito possível pode ser o remédio mais eficaz.

 

Por fim, cabe dizer ainda, que, apesar de possível, construir um negócio online requer a mesma dedicação de uma loja física.

Portanto, o auxílio e gerenciamento de uma agência de Marketing Digital pode ser muito valiosa para continuar com as vendas e sobreviver a esta crise. 

A Cia Web Sites também está se adaptando a essas mudanças, junto com você, tentando estar ao lado de contatos e clientes, e criando conteúdo informativo, que diminua sua ansiedade quanto ao seu negócio.

Não desista de continuar trabalhando em busca de impactos positivos perenes e conte conosco para saber como trabalhar com vendas pela internet!

Lave as mãos e até a próxima!



Radação Cia Web Sites

Radação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários