Dicas para aproveitar datas especiais para vender mais na internet

O comércio eletrônico caiu nas graças do povo brasileiro e as lojas virtuais perceberam que uma das melhores formas de vender mais é apostando em datas comemorativas. Prova disso é o enorme sucesso da Black Friday no país, que rendeu R$3,2 bilhões em faturamento no último ano. A sua loja sabe aproveitar essas datas para lucrar? Veja algumas de nossas dicas:

Escolha as datas de acordo com seu público

Você deve conhecer plenamente qual o público alvo da sua loja. Essa análise pode ser feita através de suas vendas corriqueiras, e é nela que você deve basear a escolha de suas datas. Por exemplo: se você vende apenas produtos masculinos, não há necessidade de fazer promoções e ofertas no dia das mães.

Conhecendo o perfil do consumidor, você poderá traçar o planejamento anual das datas em que a sua loja apostará as fichas. É importante que este calendário seja definido com antecedência para conseguir implementar com sucesso todas as ações. Por último, não se esqueça das datas mais universais, principalmente o Natal e a Black Friday.

Crie o clima para a data

Você com certeza já viu que as lojas físicas criam todo o clima baseado nas datas comemorativas. Os shoppings se enchem de corações no dia dos namorados e as luzes tomam conta quando o natal está próximo. E isto realmente funciona para atrair clientes. Então, crie o clima virtualmente.

Mude a aparência do seu site, faça posts temáticos nas redes sociais, envie e-mails aos seus clientes relembrando a data. Tudo isso ajuda a fixar a sua marca quando a data estiver chegando. E lembre-se de fazer isso com pelo menos um mês de antecedência, afinal, as compras sazonais sempre ocorrem alguns dias antes da data em si.

Prepare o seu site e o seu estoque para as vendas

Não adianta nada criar promoções ótimas se o seu site não aguenta o tráfego. Hoje em dia, existem pessoas que passam o dia todo pesquisando promoções na internet e divulgando em comunidades virtuais, então você deve estar preparado para receber mais visitantes que o número rotineiro.

Confira junto ao seu servidor quantos visitantes o seu e-commerce aguenta receber. De acordo com Rubens Alves, especialista em desenvolvimento de sistemas do portal Guia55, é muito comum que os sites não pensem nisso antes de datas como a Black Friday, e depois sofram diversas queixas de consumidores insatisfeitos.

Além disso, prepare completamente o seu estoque. Não coloque em promoção produtos que estão disponíveis em pequena quantidade, pois você pode sofrer com reclamações caso a compra não seja efetivada.

Aproveite para fidelizar

Nas datas especiais, muitas pessoas estarão comprando pela primeira vez em seu site. Aproveite isso para fidelizar estes clientes, fornecendo a eles a melhor experiência possível. A chave disso está no marketing de relacionamento.

Faça pesquisas pós-venda, analise o que você pode melhorar e, principalmente, faça de tudo para que o cliente compre novamente com você quando a necessidade aparecer.



Toni Campos

Toni Campos

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

Comentários