Dicas para a criação de vídeos corporativos de impacto

Seu negócio faz uso da criação de vídeos corporativos como recurso? Bom, se não usa, é bem provável que ele se beneficiaria bastante com essa ferramenta. 

Se no caso o seu empreendimento já investe em vídeos do gênero, mas ainda não consegue obter os resultados esperados e você achar que poderia estar fazendo algo diferente, nós podemos te ajudar. 

Reunimos uma série de dicas para a criação de vídeos corporativos de impacto, que vão desde a conceituação de ideias, o planejamento, a produção e possíveis desdobramentos. 

Você também vai entender porque vale a pena e é tão importante investir nesse tipo de material. Faça boa leitura!

O que é um vídeo corporativo?

Vídeos corporativos nada mais são que produções audiovisuais feitas para apresentar o produto ou serviço de uma empresa, podendo ser através de trabalhos já feitos.

Devem funcionar como formas de mostrar todo o potencial do empreendimento. 

São vídeos feitos para serem exibidos para o público externo, mas muitas vezes também podem ter uso interno.

Muito também se ouve falar também sobre vídeos institucionais. Esses por sua vez são feitos para contar a história e a origem da empresa e sua missão, visão e valores. 

Por que criar vídeos corporativos?

Por que cada vez mais empresas têm resolvido apostar neste recurso? Bom, as respostas para essa pergunta são várias. 

Uma delas é que eles são capazes de aumentar o engajamento dos funcionários, sócios e demais parceiros. Falamos mais acima que eles têm o público externo como alvo, no entanto também podem ser exibidos na empresa. 

Isso porque um vídeo corporativo quando bem feito consegue ser bastante cativante, e isso também é válido para o público interno que ao assistir se sente fazendo parte da empresa e de algo maior. É uma forma de aumentar a moral do time. 

Outro motivo para se investir em vídeos corporativos é que eles são excelentes formas de trabalhar a imagem da marca, uma ferramenta de branding. 

Com vídeos bem produzidos sua empresa consegue agregar muito mais valor ao produto e serviço que oferece, às pessoas que estão por trás disso tudo e os diferenciais do empreendimento, ajudando que ele ganhe muito mais visibilidade e destaque.

Eles também podem fazer com que os clientes e clientes em potencial se sintam mais próximos da empresa, aumentando os índices de fidelização, conversão e vendas.

Criando vídeos corporativos de impacto

Defina seu público

Já sabe bem para quem o vídeo será direcionado? Isso é ótimo! Definir seu público alvo deve ser uma das primeiras etapas ao decidir produzir vídeos corporativos. Isso vai te fornecer inúmeros insights para a criação. 

Saiba quem são suas personas e qual a melhor maneira de se comunicar com elas, a melhor linguagem, quais plataformas utilizar para veicular seus vídeos, etc.  

Esse também é um passo que te fará economizar muito tempo e dinheiro, pois a produção é mais direcionada. Assim é possível criar de uma forma mais assertiva, otimizando os resultados não só de vídeos corporativos, como de todas as ações de comunicação e marketing.

Conteúdo

Ao pensar em um conceito de vídeo corporativo e no seu roteiro, tenha em mente que esse não é o momento de tentar vender. Isso pode até ser uma consequência, mas o real objetivo é passar informações e agregar valor ao público com conteúdo autoral. 

Quanto mais sincero for e mais autenticidade o vídeo transmitir, maior a probabilidade dele conseguir ser cativante e engajar o público. 

Provavelmente você já deve ter tido contato com algum vídeo do gênero ou outra peça publicitária de alguma empresa que soou forçada e artificial. Pois é, é exatamente isso que você quer evitar. 

O que você quer transmitir e quais são seus objetivos

Falamos sobre a importância de definir personas e conhecer bem seu público. Isso é essencial revelar quais são os valores e informações sobre sua empresa que você quer ou precisa transmitir em um vídeo corporativo

Qual é a imagem da sua empresa e como o público terá acesso à ela? É sobre a sua seriedade ou seu lado mais despojado e descontraído, sua experiência no mercado, como as pessoas podem se identificar com a instituição, etc?

Tudo isso pode ser transmitido em um vídeo ou em uma série de vídeos, mas é preciso saber se é isso mesmo que você quer passar. 

São pontos que, apesar de não se tratar de uma peça voltada para a venda, podem ajudar o público a se decidir pela compra, pois aumenta a confiança das pessoas na sua mensagem.  

Considere plataformas e formatos diferentes

Como já mencionamos, a definição das personas pode ajudar a identificar os melhores formatos e plataformas para vídeos corporativos

No entanto, com o uso cada vez maior das redes sociais, ignorar o potencial delas enquanto plataformas. Por isso, você pode considerar, por exemplo, produzir vídeos corporativos para o IGTV do Instagram. 

As pessoas estão passando mais tempo nos seus smartphones e esse tipo de conteúdo, mais simples e curto, tende a ser consumido com mais facilidade.

Concluindo

Agora que você já sabe quais são as vantagens e como começar a criar vídeos corporativos de impacto, que tal colocar nossas dicas em prática e produzir os seus?

Se precisar de alguma ajuda, nós da Cia Web Sites, agência referência em marketing digital há quase 10 anos, podemos te ajudar. 

Se quiser saber mais sobre isso e sobre o nosso trabalho de otimização de sites, entre em contato com a nossa equipe. 

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo e continue de olho no nosso blog para mais conteúdos. Até mais!

 



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

Comentários