Conheça mais sobre o uso de backlinks

Os backlinks são hiperlinks estrategicamente posicionados dentro de uma página, responsáveis por levar o leitor até um novo conteúdo, como um blog, site ou artigo relevante, relacionado ao que o usuário está lendo.

Com os backlinks, o leitor tem uma melhor experiência de navegabilidade, ao passo que é possível aumentar o tráfego da página. 

Desse modo, os usuários podem encontrar novas informações sobre o assunto e o seu conteúdo para ganhar autoridade na internet.

Por conta disso, não é à toa que a estratégia é usada como uma técnica de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, podendo melhorar a classificação do site dentro dos buscadores, especialmente o Google.

Mas os backlinks vão muito além da simples menção de outros sites dentro da sua página. 

Aliás, é preciso saber como usar essa citação, para que se tenha o efeito desejado; isto é, aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa e ter reconhecimento no mercado.

O artigo de hoje vai falar mais sobre o uso de backlinks e mostrar, na prática, como aplicar a estratégia dentro do seu planejamento de marketing digital. Acompanhe a leitura!

O que são backlinks?

Os backlinks são links que redirecionam o usuário de uma página da internet para outra, que pode ser dentro de um mesmo domínio ou para domínios de outras pessoas, ou empresas diferentes.

Existem diversos tipos de backlinks, entre os quais:

  • O Link Juice;
  • Os Nofollow Links;
  • Os Dofollow Links;
  • Os Root Domain Links;
  • Os Low Quality Links;
  • Os Internal Links;
  • Os External Links;
  • O Anchor Text.

 

Cada um deles tem uma função específica dentro do seu conteúdo. Confira as principais especificações:

1 – Link Juice

O Link Juice traz o usuário de uma página da web para algum conteúdo do seu site ou blog. 

Por exemplo, quando alguém busca por um serviço de entrega motoboy em uma determinado local e acaba se deparando com uma menção para o site da sua empresa.

O objetivo do Link Juice é gerar autoridade para o seu domínio.

2 – Nofollow Links

Os Nofollow Links também linkam um site para outro, no entanto, essa ligação não ocorre totalmente, uma vez que a tag impede que os backlinks adicionados estejam nos comentários do post (algo que pode comprometer a credibilidade da página).

3 – Dofollow Links

Diferentemente do que ocorre no Nofollow, os Dofollow Links permitem que todos os backlinks mencionados na sua página funcionem como citações válidas.

4 – Root Domain Links

Considera-se como Root Domain o número de backlinks que chegam ao seu site, por meio de um domínio único. 

Nestes casos, mesmo que o seu conteúdo seja citado diversas vezes, os buscadores avaliam somente como uma menção.

5 – Low Quality Links

Consistem em links de baixa qualidade, originários de diretórios de sites ou spam. Eles prejudicam o rankeamento do seu site e não são bons para as estratégias de backlinks.

6 – Internal Links

Quando os backlinks citam páginas dentro do seu próprio domínio, eles levam o nome de “backlinks internos”, ou “internal links”. 

Isso aumenta o tempo de permanência do usuário no seu site, fazendo o leitor trafegar em diferentes conteúdos da sua página.

7 – External Links

Os External Links, ou backlinks externos, referem-se às menções para outros sites, que podem ser seus parceiros, ou páginas institucionais, fontes credíveis, entre outros. 

A intenção é oferecer um conteúdo mais aprofundado aos usuários, para que eles tenham confiança no seu site.

Por exemplo, em um artigo sobre montagem de quadro elétrico trifásico, pode constar um backlink que direciona o leitor para a compra de um equipamento, ou até mesmo para algum assunto relacionado ao tema.

8 – Anchor Text

O Anchor Text é uma menção usada em conjunto com palavras-chaves, dentro do artigo da sua página web. O objetivo é ganhar autoridade nos buscadores.

Como conseguir backlinks

O primeiro passo para conseguir backlinks é produzir conteúdo relevante. Afinal de contas, para que o seu artigo sobre alarme antifurto perimétrico seja citado por outros sites, ele precisa informar o leitor com informações relevantes e ricas.

Também é recomendado usar ativos de marketing, isto é, materiais de alto nível de compartilhamento, como imagens, infográficos, vídeos, entre outros, que chamam a atenção dos leitores e contribui para aumentar o número de menções. 

Vale a pena também investir em parcerias. Ou seja, ter um parceiro para citar o seu conteúdo sobre impressora para ultrassom, por exemplo, em troca de uma menção com o material do parceiro dentro do seu site.

Conclusão

A importância dos backlinks é notória. Eles são capazes de melhorar o tráfego orgânico do seu site, aumentar a permanência dos usuários e gerar mais autoridade no mercado, contribuindo para a classificação nos mecanismos de busca.

Por conta disso, a estratégia tem sido cada vez mais usada por sites e blogs, com foco na geração de backlinks de alta qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

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