Como escolher um provedor de hospedagem?

Escolher um provedor de hospedagem nem sempre é algo simples. Afinal de contas, é necessário ficar atento às opções, ainda mais com a grande diversidade da internet.

Para os empreendedores digitais, fatores como o design da web, o conteúdo e o alcance são fundamentais para o provedor de hospedagem, o que pode gerar confusão na hora de selecionar a melhor plataforma.

Por esse motivo, apesar de existirem vários serviços na web para hospedagem de sites, nem todos são vantajosos, dependendo das especificidades do seu negócio. Sendo assim, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a escolher o melhor provedor.

1 – Verifique a disponibilidade

Imagine que ao entrar em um e-commerce especializado na venda de disjuntor para chuveiro 220V, entre outros materiais para casa e construção, o site não abriu. 

Isso pode ser muito frustrante para o usuário, além de afetar negativamente a experiência de compra.

Por conta disso, é importante certificar-se que o serviço de hospedagem contratado oferece a melhor disponibilidade de acesso e qualidade de navegação.

Esse fator é conhecido como uptime e é medido por meio de uma porcentagem. Assim, quanto mais próximo de 100%, melhor é a garantia de disponibilidade do serviço.

2 – Saiba a quantidade de armazenamento

Dependendo dos objetivos do site, é preciso ter uma quantidade de armazenamento de arquivos. 

Por exemplo, um e-commerce de buffet de massa demanda uma capacidade de armazenagem maior do que um blog culinário.

Diante disso, há provedores de hospedagem com diversos planos de armazenamento. O ideal é contratar um que atenda às necessidades específicas de cada negócio e/ou página da web.

Em alguns casos, é possível contratar um pacote com armazenamento ilimitado. Porém, certifique-se que essa é realmente a melhor opção, já que o investimento pode ser muito mais dispendioso.

3 – Estime quantas visitas o seu site recebe

Alguns provedores de hospedagem trabalham com um limite de tráfego mensal. Ou seja, após uma quantidade de acessos, o servidor cobra um valor adicional para cada visitante extra que entra na sua página.

Por causa disso, se o interesse de uma loja que vende camiseta personalizada bordada é aumentar o tráfego no site, recomenda-se verificar se o provedor trabalha com uma quantidade limite de visitantes.

4 – Priorize a velocidade de carregamento

Um dos elementos que mais interfere na experiência do usuário é a velocidade de carregamento. 

Não é à toa que o Google utiliza esse parâmetro em suas seleções de ranqueamento, sendo parte do SEO (Search Engine Optimization).

Dessa forma, é interessante que o seu site ofereça:

 

  • Boa velocidade de carregamento;
  • Facilidade de navegação em dispositivos móveis;
  • Rápido carregamento em situações de compra;
  • Facilidade na mudança de páginas dentro do site.

 

Em muitos casos, a velocidade de carregamento é limitada nos provedores de hospedagem. 

Daí a importância de pesquisar o melhor serviço, contratando um servidor que não comprometa a experiência de navegabilidade dos visitantes.

5 – Tenha segurança de dados

A segurança é uma das prioridades quando falamos em internet. Afinal, várias informações a respeito do seu negócio são colocadas online, bem como dos visitantes e clientes, como nome, endereços de e-mail e dados de cartão de crédito.

Por isso, é importante estar ciente da proteção que o provedor de hospedagem oferece. Recomenda-se escolher um servidor que tenha alta segurança de dados, em um sistema de armazenamento seguro e backups constantes.

Desse modo, mesmo em eventuais problemas ou imprevistos, o seu site continua online, operante e não desprotege os dados do seu negócio e dos clientes.

6 – Consulte as formas de pagamento

Uma importante dica na hora de escolher um provedor de hospedagem é não se guiar apenas pelo preço. 

Por vezes, optamos por um servidor mais barato, porém que não oferece segurança de dados. Ou então, escolhemos um mais caro, mas que não atende às expectativas.

Além disso, ser mais barato não é sinônimo de falta de qualidade, bem como provedores caros nem sempre oferecem as melhores vantagens.

Por esse motivo, esteja sempre atento às formas de pagamento, em relação aos benefícios e serviços de cada provedor de hospedagem.

Vale dizer que, em alguns casos, os servidores oferecem desconto, dependendo do plano e período de contratação. 

Em geral, quanto mais tempo de uso, menor é o preço de investimento no provedor. Ou seja, faça uma pesquisa antes de escolher a sua hospedagem.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Radação Cia Web Sites

Radação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários