Como criar um blog com WordPress

O WordPress é uma plataforma destinada à construção de sites e gerenciamento de conteúdo mais utilizada no mundo todo. Ela atua há cerca de 20 anos, atendendo a cerca de 35% dos sites publicados na internet.

Tais dados trouxeram ao WordPress quase 65% do mercado de CMS (Content Management System), sendo adotado em diversos portais famosos e consumidos no mundo todo.

Por conta disso, é comum que muitas empresas optem pelo WordPress na hora de construir o seu site. 

Neste artigo vamos mostrar por que optar por ele, como desenvolvê-lo no início, o tipo de conteúdo ideal e a função que ele exerce.

Por que escolher WordPress?

A principal ideia do WordPress é ser uma plataforma simples, bem característico de blogs, mas que acabou dominando o mundo dos sites.

Sendo assim, tornou-se importante adotar essa plataforma porque ela possui um sistema de gerenciamento de conteúdo eficiente e seguro. Além disso, possui uma interface intuitiva e fácil de manusear.

Além de que, é um sistema que recebe atualizações contínuas, oferecendo aos proprietários desses sites updates gratuitos. 

Como resultado, o site se torna mais seguro, rápido e bem posicionado para os sites de busca, como o Google.

Além disso, optar pelo WordPress traz vantagens como:

  • Interface simples;
  • Ambiente amigável;
  • Vários plugins e temas;
  • É adaptável;
  • Possui excelente performance SEO.

Devido a essas inúmeras vantagens, o WordPress tem se tornado cada vez mais a plataforma mais utilizada. 

Mesmo assim, é importante saber como começar a desenvolver essa estratégia.

Como começar a usar o WordPress?

Primeiramente, são necessárias duas coisas para se começar com o WordPress, sendo ideia de um domínio (nome do site) e uma hospedagem.

Configuração

Nesta etapa é importante escolher a plataforma certa. 

Logo após é só escolher um domínio, como “exautoresdobrasil” para uma fabricante de exaustor eólico industrial, por exemplo. 

Depois, é necessário escolher a hospedagem, onde o site vai “viver”.

Instalação

Após concluir as etapas anteriores, é hora de instalar o blog. Para isso, recomenda-se seguir as orientações da hospedagem escolhida.

Selecionar o tema

A aparência do WordPress é controlada por temas e existem milhares que podem ser escolhidos.

Criar uma publicação

Feita a penúltima etapa, é hora de começar a desenvolver os conteúdos que serão publicados no site. 

Mas, é importante saber como produzir esses conteúdos para que o site tenha um bom tráfego.

Como desenvolver conteúdo?

Para produzir um bom conteúdo, primeiramente é necessário que a empresa ou profissional conheça bem o seu público. 

Isso garante que o conteúdo esteja de acordo com o interesse dessas pessoas, impactando-as e fazendo-as permanecer mais tempo no site. Também é de extrema importância falar a língua do público. 

Por exemplo, a Baumuller Brasil fala com seus consumidores de maneira diferente, pois sabe que seu público é formado por engenheiros, profissionais de automação industrial, entre outros.

Já uma marca de roupas infantis vai falar de outro jeito com seu público, formado por crianças. Falar a língua do público é importante para impactá-lo positivamente.

Além disso, a marca deve sempre se colocar no lugar de seu público. Isso cria maior empatia, ajudando a organização a entender as dores e necessidades de seus clientes e potenciais clientes.

Por fim, as empresas devem sempre manter uma comunicação aberta. Para isso, é importante pedir a opinião dos consumidores, escutar o que eles têm a dizer. 

Isso permite uma maior interação entre marca e consumidor, o que traz benefícios para ambos.

Criar conteúdos da maneira certa é importante, assim como entender qual é a função de um site como o WordPress para as empresas e seus consumidores.

Qual é a função do site WordPress?

A principal função do WordPress é simplificar a vida de empresas, profissionais e pessoas. 

Mas, de modo geral, a função de um blog como este é trazer informação relevante aos consumidores.

Além disso, ele possibilita que essa empresa esteja bem posicionada nos sites de busca, o que melhora seu tráfego, sua notoriedade virtual e, consequentemente, seu reconhecimento.

As empresas que se beneficiam com o WordPress aumentam suas vendas porque conquistam facilmente novos clientes, como no caso de uma fabricante ou revenda de cimento extra forte Vipal.

O WordPress renovou o conceito em plataformas de blogs e sites, facilitando a presença de pessoas, empresas e profissionais na internet. 

De maneira muito mais inteligente, leve e simplificada, todo mundo pode ter o seu site na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Radação Cia Web Sites

Radação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários