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Como aplicar o conceito de vendarketing na sua empresa?

Como aplicar o conceito de vendarketing na sua empresa?

Vendarketing é a junção de vendas e marketing, sendo que seu foco é, justamente, alinhar essas duas vertentes dentro de uma empresa, principalmente para gerar um aumento dos lucros.

O setor de vendas é importante para gerar a receita da organização, vendendo seus produtos e serviços. Mas para que ele consiga realizar esse trabalho, é necessário que os consumidores se interessem pela oferta.

O interesse deles é despertado pela equipe de marketing, que cuida da divulgação da marca, produtos e serviços. Ou seja, são dois setores que precisam trabalhar juntos, para que a empresa tenha um bom resultado.

É importante entender o conceito de vendarketing para que ele possa ser aplicado, pois o objetivo é melhorar as estratégias usadas pelos dois setores.

Fazendo um bom trabalho, não apenas as vendas melhoram, como também a percepção do público em relação à marca. Ou seja, é possível construir uma reputação positiva perante o público e vender cada vez mais.

Com estratégias simples, o vendarketing pode mudar totalmente a realidade do seu negócio. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, a sua importância e dar dicas de como pode ser aplicado.

O que é vendarketing?

Vendarketing é uma estratégia que tem como objetivo unir os setores de vendas e marketing de uma empresa. O foco dessa união é extrair todo o potencial desses dois times, para melhorar a receita da marca.

Essas ações existem há um bom tempo, sendo que são aplicadas por organizações do mundo todo. Para entender melhor o seu conceito, é necessário destrinchar as funções das equipes de marketing e vendas.

O time de vendas tem como objetivo fazer o negócio, como uma empresa de pressurização de escadas, vender seus serviços, na outra ponta, a equipe de marketing atua com foco em diferentes objetivos.

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É ela quem divulga a marca para que as pessoas a conheçam, faz todo o trabalho de Branding, cria anúncios e elabora estratégias para os canais de venda.

Essas ações, porém, têm um único objetivo, que é fazer a companhia aumentar suas vendas. Quando os lucros não melhoram, provavelmente, as ações trabalhadas não são suficientes ou os resultados não estão sendo medidos.

De qualquer forma, a equipe de marketing deve gerar oportunidades de negócio para a equipe de vendas, e é essa visão que serve de base para trabalhar o vendarketing.

Analisando os conceitos expostos, podemos concluir que os dois times têm o mesmo objetivo, que é vender. Os meios para conseguir isso é o que diferencia esses dois setores dentro de uma organização.

Daí a importância de alinhá-los, para que, efetivamente, a equipe de marketing gere oportunidades de vendas; e a equipe de vendas saiba aproveitar essas oportunidades. E é exatamente aqui que as estratégias de vendarketing atuam.

Agora que você compreendeu o conceito, vamos falar sobre a importância dessa ação para uma fabricante de fechadura eletroímã, ou qualquer outra empresa, no próximo tópico. Acompanhe!

Importância do vendarketing para os negócios

Sabendo que o objetivo do vendarketing é alinhar os setores de vendas e marketing, começamos a compreender a sua importância.

Quando essa estratégia é colocada em prática, a experiência dos clientes melhora muito, assim como a dos potenciais clientes.

Isso acontece porque o discurso das duas equipes está alinhado, dessa forma, os consumidores sentem que estão falando com a mesma marca, o que não afeta suas expectativas.

A comunicação entre os dois times melhora muito, pois eles trabalham com mais proximidade, desde a atração dos clientes até o momento da entrega dos produtos ou serviços.

Então, desde o momento em que o lead pesquisou sobre caixa d’água comprar, por exemplo, ele vai amadurecer no funil de vendas muito mais rápido, afinal, o processo de vendas será otimizado.

A solução de problemas também é mais eficiente, o que é essencial para aumentar os lucros da companhia.

Além disso, o vendarketing é muito importante para as metas da empresa. Isso porque a equipe de marketing vai gerar exatamente a quantidade de leads que a equipe de vendas pode trabalhar.

Ou seja, o foco não é a quantidade, mas sim, a qualidade dos leads, visto que o excesso de oportunidades pode ser prejudicial para os resultados.

O vendarketing traz mais equilíbrio, porque analisa o desempenho das duas equipes, de modo que nenhuma oportunidade de negócio seja perdida. É assim que o potencial deles é maximizado, trazendo mais lucros para a organização.

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Analisando por esse lado, fica claro que essa estratégia atua na base das métricas. E elas são muito importantes para a estratégia de uma fabricante de caixa de passagem elétrica, de uma loja de roupas ou outras empresas de ramos variados.

As métricas mostram quantas oportunidades de vendas o marketing pode gerar, bem como de que maneira podem ser concretizadas.

O objetivo é fazer um trabalho que não ultrapasse a capacidade do time de vendas e que não seja menor do que as metas. Sem falar que estas são estipuladas dentro da realidade do negócio.

Por fim, a companhia consegue ter mais previsibilidade, algo muito importante para a saúde financeira dela.

O vendarketing permite que a marca calcule o quanto ela poderá gerar de receita nos próximos meses. Assim, pode investir em ações preventivas, caso o objetivo não seja alcançado.

Além disso, também consegue elaborar um plano de ação que facilite o crescimento e o desenvolvimento da organização.

Em outras palavras, por meio dessa estratégia, uma fabricante de corrimão em alumínio, por exemplo, sabe o que precisa fazer e quais investimentos são necessários para vender mais.

Entenda como aplicar o vendarketing

Agora você já está pronto para saber como aplicar essa estratégia em seu negócio. Então, para isso, é necessário seguir alguns passos. São eles:

SLA

SLA é uma sigla para Service Level Agreement, regras que determinam as ações e os entregáveis nos pontos de contato entre os times de Marketing e Vendas.

É dessa forma que a empresa evita que alguns fatores levem um departamento a culpar o outro pelos objetivos não alcançados. Alguns SLAs que podem ser implementados no Vendarketing, para o time de marketing são:

  • Definir informações que validam o lead para vendas;
  • Determinar faturamento mínimo;
  • Coletar nome, e-mail e telefone;
  • Determinar o número de leads a serem gerados.

No que diz respeito ao time de vendas, alguns SLAs de exemplo são: entrar em contato com o lead em até 1 hora após ele ter passado pela equipe de marketing; e tentar uma comunicação eficaz com ele umas 4 vezes antes de descartá-lo.

Reuniões

O alinhamento dos dois times também depende de reuniões, pelo menos, a cada 15 dias. Isso porque o alinhamento pode ser facilmente perdido se não houver um momento para trocar informações.

Durante as reuniões, uma empresa de câmera segurança externa, por exemplo, consegue saber se as métricas estão de acordo com os objetivos, se as oportunidades geradas são boas e o que as equipes podem fazer para se ajudar.

Alinhar as métricas

Os objetivos dos membros das duas equipes devem ser específicos e numéricos. Também a performance dos times em cada etapa do processo de vendas deve ser medida para que possamos entender suas falhas e oportunidades.

É dessa forma, também, que uma fabricante de climatizador para igrejas, por exemplo, consegue mensurar o impacto de cada etapa financeiramente.

O funil de vendas tem muito a ser analisado e aprimorado, como o custo por lead, a taxa de conversão, dentre outros.

Para saber, por exemplo, se o custo de aquisição de cliente (CAC) é favorável à organização, é necessário levar em conta o valor do que está sendo vendido.

O ideal, obviamente, é que ele esteja sempre bem abaixo do preço do produto ou serviço vendido. Seguindo essa premissa, o que é importante é o retorno sobre os investimentos (ROI).

Para saber se suas ações de marketing estão gerando bons lucros, uma fabricante de transformadores rastreia os leads gerados até a venda, ou seja, desde o momento em que ele pesquisou sobre transformador de energia preço até o momento em que compra.

Assim, se o custo necessário para gerar um número X de leads vendeu um produto de preço muito acima dele, então essas ações provaram ser uma excelente fonte de receitas.

Contudo, é preciso analisar se o time de vendas está aproveitando bem as oportunidades geradas, para que seja possível agir antes que elas se percam.

Conclusão

As equipes de vendas e marketing precisam trabalhar juntas, principalmente para que a empresa tenha um bom resultado, e agora você sabe como unir esses dois times.

O vendarketing está aí para que a atuação desses dois departamentos seja aproveitada ao máximo, com o objetivo de aumentar os lucros do seu negócio.  

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