5 maneiras pelas quais o blog ajuda sua empresa a crescer

Você já possui um negócio? Você está planejando iniciar um? Nesse caso, falaremos sobre uma estratégia comprovada que amplifica seus esforços de Inbound Marketing, o Blog. Muitos empreendedores ou aspirantes a empreendedor estão se perguntando se os blogs realmente valem seu tempo e esforço.

Construir uma presença online não é mais uma opção, mas uma obrigação. Não é segredo que quase todas as pessoas neste planeta usam a Internet para se comunicar, comprar produtos, aprender, entre outros. Em apenas alguns cliques, as pessoas podem atingir seus objetivos e um blog pode ajudar nesse processo: unindo sua empresa às necessidades buscadas.

A verdade é que os blogs, se bem feitos, podem transformar seus negócios de várias maneiras. Pode levá-lo ao topo dos buscadores e ajudar a elevar a autoridade do seu negócio.

Hoje, você aprenderá 5 benefícios dos blogs para sua empresa. Antes de dizer a si mesmo que o blog é difícil, que você não tem recursos ou tempo para produzir conteúdo, leia este artigo primeiro e inspire-se.

Como o blog ajuda sua empresa crescer?

1. O Blog melhora seus rankings no Google.

Quando as pessoas vasculham a Internet em busca de informações, geralmente começam nos mecanismos de pesquisa digitando determinadas palavras-chave. Os mecanismos de pesquisa mostram uma lista das páginas da web mais relevantes com base nessas palavras-chave.

Antes de escrever o conteúdo em seu blog, busque por palavras-chave com um alto volume de pesquisa para saber quais palavras-chave otimizar. Dessa forma, seu blog terá uma chance maior de aparecer no topo das páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Essa técnica é uma das mais básicas de SEO.

2. O blog ajuda sua empresa a criar confiança com a sua audiência.

Muitas empresas que criaram um site não incluem blogs como parte de seu plano. Você não pode ser mais do que apenas outra marca fria e sem rosto falando com seu público-alvo através do seu conteúdo institucional.

Os blogs humanizam seus negócios. Ao revelar seu lado pessoal, ele permite abordar tópicos com os quais as pessoas do seu nicho estão preocupadas. Sempre tente criar conteúdo que os beneficie, resolvendo seus problemas, fornecendo soluções e esclarecendo dúvidas.

3. O blog aumenta seus compartilhamentos nas mídias sociais.

Qual a melhor maneira de divulgar sua empresa do que obter vários compartilhamentos nas mídias sociais? Cada vez que você cria e publica um conteúdo, aumenta as chances de leitores interessados ​promoverem seus conteúdos para amigos. Obviamente, o melhor lugar para atrair mais visitantes da sua marca de graça é a mídia social.

No entanto, observe que o compartilhamento de seu conteúdo em plataformas sociais só é possível se você adicionar botões de compartilhamento às suas postagens. Felizmente, existem ferramentas de compartilhamento social como o Social Warfare que permitem rastrear suas ações.

4. O blog ajuda a aumentar sua lista de emails.

O email marketing foi e sempre será uma estratégia comprovada para adquirir mais clientes a longo prazo. Diferentemente da publicidade convencional, o email marketing é gratuito, não intrusivo e personalizado.

O envio regular de mensagens aos seus possíveis clientes mantém-os informados sobre o seu conteúdo e ofertas mais recentes. Para usar o blog para aumentar a lista de discussão, exiba seus formulários de inscrição abaixo das postagens do blog sempre acompanhados de frases chamariz que os convide a se inscrever.

  1. O blog aumenta sua autoridade em seu nicho.

Não importa sobre o que você escreve, o fato de publicar conteúdo regularmente mostra às pessoas que você merece a atenção delas. Um site sem conteúdo recorrente passa a impressão de um site desatualizado, ultrapassado, feito com descaso e diminui sua autoridade.

Aproveite seu blog para mostrar que você se preocupa com as “dores” do seu nicho, e publique conteúdos diversos mas dentro do que sua persona espera encontrar. 

Por exemplo, se seu site é de uma academia, ou vende produtos de saúde, utilize o blog para fornecer dicas de hábitos saudáveis, como prática esportiva, hidratação, alimentação. Fale sobre roupas adequadas ou calçados confortáveis para praticar esportes, etc.

Se você possui um site de Arquitetura e ou Engenharia, poste dicas sobre decoração, tal como: “Como decorar um apartamento pequeno”.

Esclareça dúvidas importantes, por exemplo, se seu site é uma imobiliária, faça temas que abordam assuntos como: documentação necessária para a compra de um imóvel, custo dessa documentação, passo a passo para a aquisição de um bem, dicas de decoração para o imóvel novo, etc. 

3 dicas para obter atração através de sua postagem no blog

Antes de terminar este artigo, aqui estão três dicas que você deve fazer para garantir que seu conteúdo obtenha um alcance mais amplo e um maior envolvimento.

1. Escreva títulos atraentes.

Os títulos criam uma primeira impressão boa ou ruim. Gaste tempo para criar um título que declare imediatamente o benefício de sua postagem para seus leitores. 

  1. Pesquise tópicos que interessam ao seu público.

Compartilhar tópicos com os quais seus leitores se preocupam é uma regra básica em blogs de sucesso. Para obter ótimas idéias, visite outros blogs em seu nicho e confira quais tópicos de postagem tiveram mais envolvimento. Tente pensar em um novo ângulo ou responda a uma pergunta de um dos comentários de seus leitores.

3. Divida o seu texto com imagens.

Confie em mim, a maioria dos visitantes online simplesmente olham para o seu conteúdo sem lê-lo completamente. Como as imagens capturam os olhos e transmitem uma mensagem mais rapidamente, é de extrema importância incorporar imagens relevantes ao seu conteúdo. Se possível, inclua capturas de tela e conteúdo dinâmico, como vídeos e gifs.

Conclusão

Está cada vez mais imprescindível que as empresas tenham um blog se quiserem se diferenciar da concorrência. Caso você ainda não tenha um blog, entre em contato conosco que criaremos um totalmente otimizado para Google .

Se você achou este artigo útil, deixe um comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos.

Até a próxima.



Toni Campos

Toni Campos

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

Comentários