5 dicas para quem quer escrever melhor

Como é possível escrever melhor? Escrever bem para muitas pessoas é uma tarefa impossível. 

No entanto, assim como quase tudo na vida, escrever bem é uma atividade que é aprimorada com a prática. 

Você não precisa ser nenhum Machado de Assis ou Clarice Lispector, mas essa é uma habilidade essencial, pois imagine só ter que redigir um email para colegas e não conseguir transmitir sua mensagem e ela ficar cheia de erros de português e concordância? 

Se essa é uma dúvida sua, como você pode escrever melhor, este post chegou em hora certa! Trazemos algumas dicas para que você possa começar a praticar a sua escrita e sempre aprimorá-la.

Mas antes disso, entenda por que é tão importante sempre buscar por escrever melhor

Por que escrever melhor é tão importante?

A escrita é realmente algo impressionante, não é mesmo? Ela nos informa, nos entretém e até mesmo nos emociona.

Bom, a escrita é uma das formas que nós seres humanos possuímos de nos comunicar uns com outros.

É também uma forma que temos de deixar para as pessoas que virão depois de nós um pouco sobre o que estamos vivendo.

Mas para conseguir que essa comunicação seja estabelecida, é preciso que a linguagem seja clara e isso é feito quando se escreve bem.

E não pense que quando falamos em escrever bem estamos falando em usar palavras e termos muito difíceis e técnicos, na verdade muito pelo contrário. 

Escrever bem significa conseguir transmitir sua mensagem de uma forma que um maior número de pessoas entenderia.

E isso é tudo que queremos na nossa escrita, ser entendidos com clareza pelas outras pessoas. O objetivo é esse. Mas isso só é conseguido quando escrevemos bem. 

1º Quem lê escreve melhor

Essa dica pode até já ser considerada clichê, mas é essencial! Quanto mais bagagem de leitura você tem, maiores são as suas referências e melhor você escreve. 

Um livro é (ou vários deles) a melhor maneira de se encontrar enquanto escritor. 

Bons hábitos de leitura te ajudam a conhecer melhor a gramática e a língua portuguesa, pois você aprende muitas regras sem sequer perceber que está aprendendo. 

Além disso, com muita leitura o seu vocabulário se amplia e você pode usar as palavras que aprende em seus textos. 

E isso também é válido para quando você precisa pesquisar para escrever sobre algum assunto, principalmente sobre algo que não domina. 

Pesquise bastante antes de escrever, procure pelo máximo de informações que for possível para que você tenha referência e base para construir suas próprias ideias. 

2º Escreva corretamente, mesmo na internet

Quando dizemos “mesmo na internet” estamos querendo dizer nas suas redes sociais e conversas privadas e em grupos online. 

Essa dica é importante, pois é comum o pensamento de que a internet é terra sem lei e que sendo assim podemos deixar de lado as normas da língua portuguesa. E tudo bem, não há nenhum problema nisso, esses são lugares mais informais mesmo.

No entanto, passamos tanto tempo nas redes sociais que esse hábito pode se tornar tão forte que pode começar a “contaminar” as outras áreas da nossa vida, como a profissional.

Imagine só estar redigindo um email de proposta comercial para um possível cliente super sério e por força do hábito deixar passar algo do tipo:

“Oiii, fulano. Td bem?

Me liga quando receber essa msg.

Abs”

Talvez não pegue muito bem. 

Por isso é bom, se forçar a escrever corretamente sem abreviações (vc, bjo, tb, etc), usando acentuação e os diminutivos de forma correta (bonitinho ao invés de bonitin). 

Porque assim você se habitua a escrever corretamente em todos os momentos e exercita a pontuação e acentuação. Assim fica mais difícil esquecer acentos e outros pormenores gramaticais e ortográficos. 

No começo pode até ser meio difícil adotar esse hábito, mas é só prestar atenção que logo logo já fica sendo algo bem natural. 

3º Escrever bem não significa escrever difícil

Voltamos a reforçar que escrever bem não é sobre usar o maior número de palavras difíceis, complicadas e cujo significado a grande maioria das pessoas não conhece. 

Para escrever melhor, é muito mais indicado usar palavras conhecidas por todos e usadas no seu dia a dia, do que palavras rebuscadas que muitas vezes acabam nem agregando tanta coisa assim a um texto.

Então, a não ser que você seja, por exemplo, um advogado ou engenheiro escrevendo sobre algum tema da área para outros advogados ou engenheiros, é melhor evitar termos específicos da profissão na hora de escrever para “pessoas comuns”.

O mesmo vale para termos e palavras em outras línguas. Muitas pessoas acreditam ser chique misturar palavras em inglês no meio de textos em português, mas na verdade é o contrário, beirando a cafonice.

Além disso, pense que nem todos os seu leitores podem entender o que você está querendo dizer com aquele termo.

E ter que interromper a leitura para ter que pesquisar o significado de alguma palavra em outra língua pode ser algo desagradável para alguns leitores. Em alguns textos pode ser uma coisa para se evitar. 

4º Não faça rodeios

Escrever bem e com clareza também quer dizer “falar” de maneira direta, sem fazer rodeios. Ir logo ao assunto sem “encher linguiça”. Ainda mais se você estiver escrevendo algo mais prático, como um email.

Nesses casos, principalmente porque vivemos em uma época na qual nosso tempo é valioso. As pessoas querem informações rápidas pois têm muitas coisas para fazer e inúmeras outras preocupações. 

A cada vez que reler um texto seu, veja se determinados trechos são realmente necessários para a mensagem que você quer passar. 

5º Leia seus próprios textos em voz alta

Essa dica pode parecer um pouco boba, mas é algo que realmente pode ajudar. Leia seus próprios textos em voz alta e veja se fazem sentido para você. 

Isso pode ajudá-lo ou ajudá-la, pois esse é o momento em que é possível perceber erros que passaram despercebidos na leitura mental. 

Essas foram algumas das nossas dicas para você que quer escrever melhor. Agora cabe a você escolher qual a melhor estratégia e empregá-la no seu dia a dia, já que a escrita é questão de prática. 

Se você escreve para a internet, talvez possamos te ajudar a melhorar seus resultados. A Cia Web Sites é uma agência de marketing digital especializada na criação de sites e otimização de sites. 

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que elas tenham sido muito úteis para você! Tem alguma dica para compartilhar com a gente ou alguma sugestão de tema que quer ver aqui no blog? Deixe um comentários abaixo.



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

Comentários