Por
14 mar 2019

TUTORIAL: seja um expert em Máscara de Camada do Photoshop

Se você já mexeu ao menos um pouco no Photoshop, sabe que sempre precisamos apagar algum detalhe ou objeto da foto em questão. O recurso Máscara de Camada é um mecanismo promissor para ocultar elementos de forma não destrutiva.

Ou seja, caso mude de ideia, você poderá desfazer a ação de apagar, o que diferencia a Máscara de Camada do modo tradicional de exclusão, apagando com a Borracha comum (E).

A Máscara de Camada conta com opções de pincéis nas cores preto ou branco.

Por que Utilizar Máscara de Camada?

Apagar informações de uma imagem usando a borracha como ferramenta faz com que essa ação seja permanente. Ao passo que ao utilizar a Máscara de Camada, você apenas oculta o que não deseja que seja mostrado no seu projeto.

Imagine que você tem uma imagem e apaga um objeto usando a borracha, a partir daí continua editando sua imagem normalmente e após realizar várias ações na foto, você percebe que o item apagado é, na verdade, extremamente necessário.

Mas ele foi excluído permanentemente, e agora? 😱 Deletar tudo e iniciar a edição do início?

A Máscara de Camada te “salva” nessas situações, pois você pode optar por este recurso promissor para apenas ocultar um elemento da foto, e retomá-lo em qualquer momento, se desejar.

PASSO A PASSO: aprenda a trabalhar com a Máscara de Camada do Photoshop

Utilizarei duas fotos como exemplo nesse tutorial:

Nesse caso, usarei a primeira imagem como plano de fundo e quero retirar o fundo branco da imagem da cerveja.

Agora, siga o passo a passo para saber como trabalhar a Máscara de Camada do Photoshop:

PASSO 1: SELECIONAR → Primeiro, selecione a camada da cerveja na janela de camadas (caso a sua não esteja aberta, basta clicar em Janelas > Camadas).

máscara de camada

Após selecionar, clique no terceiro ícone da janela de camadas, e um quadrado branco irá aparecer ao lado da camada.

PASSO 2: MÁSCARA → Esse quadrado branco é a máscara de camada. Bom, e como ela funciona?

Simples, tudo que for da cor PRETA irá sumir da imagem e tudo que for da cor BRANCA irá aparecer.

Ou seja, se você deseja que a cerveja apareça e não o fundo, eu devo pintar o fundo de preto, dessa forma ele ficará escondido.

Veja que quando o artifício é criada, ela é inteiramente branca, pois ainda não ocultamos nada da imagem.

Temos várias formas de fazer isso e irei mostrar duas. Lembre-se de deixar a máscara de camada selecionada, da forma como mostro no print anterior.

PASSO 3: PINCEL (B) → agora, selecione a ferramenta Pincel (B), escolha a cor de primeiro plano PRETA e comece a pintar tudo que você deseja esconder da foto.

Errou em alguma parte? Não tem problema! Troque para a cor BRANCA e pinte o que você deseja mostrar.

máscara de camada

Veja, na janela de camadas, que a máscara de camada ficou com manchas pretas: essas são justamente as partes da imagem que você coloriu.

PASSO 4: VARINHA MÁGICA (W) → como o fundo da cerveja é todo branco, selecionar o mesmo agiliza na hora de apagar com o pincel. Use o botão varinha ou pressione o atalho (W) e clique na parte que quer remover.

Lembre-se que essa varinha realiza seleções baseado nas cores, ou seja, se seu objeto tem MUITAS cores misturadas, você não conseguirá selecionar com facilidade por este método.

máscara de camada

Após selecionar, pinte utilizando a cor preta para ocultar o fundo.

máscara de camada

Máscara de Camada Facilita Sua Edição

Você pode utilizar diferentes formas para selecionar o objeto que deseja remover da imagem, o importante é lembrar que pintando de preto, o objeto some, e pintando de branco, ele é mostrado.

Dessa forma, caso você oculte um objeto e no final do seu projeto queira voltar com ele, a Máscara de Camada torna essa mágica possível: basta pintar de branco de volta, sem destruir sua imagem de forma permanente.

Ficou com alguma dúvida em relação à utilização da Máscara de Camada? Deixe um comentário que respondemos com prazer!



Karen Vieira

Karen Vieira

Publicitária criativa, apaixonada por todos os tipos de design. ODEIA CEBOLA, e ama hambúrguer e InstaStories! Tem mais de 30 séries no currículo e não perde uma boa promoção de sapatos. Mas não se engane: o rostinho meigo esconde alguém que não cabe no aquário, pronta para revolucionar o oceano! Embora não tenha conhecido o mar. Ainda.

Comentários