Design UX x Design UI: entenda as diferenças

Design UX x Design UI: entenda as diferenças

Postado em: 08 de março de 2017
Compartilhe

Consumidores cada vez mais exigentes, avanços constantes na tecnologia dos sistemas e produtos, além da busca por novidades, fez com que os fabricantes pensassem em maneiras inovadoras de agradar ainda mais o público. Um site por exemplo, quanto mais rápido e prático, melhor para o usuário. Se tiver a aparência agradável e organizada então, melhor ainda né? E para deixar tudo isso alinhado é que entra o papel do design UX e do design UI.

Mas então, o que é design UI?

Design UI (User Interface), na tradução “interface do usuário” nada mais é do que a parte visual de um projeto, onde o usuário poderá navegar e perceber todos os detalhes do trabalho. Se um designer UI projetasse sapatos, ele cuidaria da aparência, dos acessórios, da cor… esse projeto do sapato seria equivalente ao tão famoso “projeto de interface”. Então, a função de um UI designer é cuidar das cores, detalhes e todas as partes visuais de um site, por exemplo.

Ok, e o que é design UX?

UX (User Experience Design) visa oferecer assim como o próprio nome explica, a melhor experiência possível ao usuário. E o que seria isso? Voltando ao exemplo do sapato, vamos pensar: do que adianta esse sapato ser lindo se quando o usuário/cliente calçar ele no pé, sentir uma sensação de desconforto? O trabalho do design UX é justamente evitar que esse tipo de experiência aconteça, pois a função dele é proporcionar a melhor experiência que o usuário possa ter, por isso o UX está ligado aos sentimentos e sensações que o usuário tem ao utilizar um determinado produto.

O designer UX estuda sobre as necessidades reais do usuário, a fim de elaborar um bom projeto.

Quer dizer que o design UI e o design UX se integram? Um faz parte do outro?

Para o projeto ser completo, sim, é necessário o trabalho do design UI e do design UX, já que um garante a facilidade de uso, utilidade e beleza e o outro garante a eficiência agregada a sentimentos positivos que compõe a excelência de um projeto. No entanto, no livro “A Project Guide to UX Design” o autor Unger afirma que o UX agrupa as áreas do UI pois, basicamente, sem elas, não existe a experiência do usuário.  O que obriga um profissional de design UX ter conhecimento sobre UI, sendo que um profissional de UI não precisa ter necessariamente o conhecimento sobre UX.

E aí, curtiu o post? Então conta pra gente nos comentários as diferenças que você percebe entre o design UX e o design UI.

Publicitário, designer, social media, apaixonado por novidades e curiosidades aleatórias. Viciado em literatura, signos, (des)construção social e doces, é bem tranquilo, aberto e prestativo. Edredom com Netflix é seu habitat natural.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!