Como usar o link para Whatsapp a favor do seu negócio

Como usar o link para Whatsapp a favor do seu negócio

Postado em: 24 de maio de 2018
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Se você não se imagina vivendo sem Whatsapp, seu cliente menos ainda! Use o link para whatsapp e aumente suas vendas!

Restaurantes, salões, oficinas, clínicas de saúde, lojistas em geral: não importa o tipo de negócio – venda de produto ou prestação de serviço – você já deve ter uma conta comercial no whatsapp para seu cliente tirar dúvidas ou pedir orçamento. Mas talvez não sabe que, com este número, é possível criar um link para whatsapp que inicia o chat imediatamente.

Embora ele seja a maior rede de mensagens instantâneas do mundo, muitos empresários precisam de alguns ajustes na comunicação porque dominam o “zap” pessoal, mas se sentem meio “por fora” do uso profissional. Se este é o seu caso, muita calma nessa hora!

Vamos te ensinar a aproveitar ao máximo essa ferramenta promissora e, “de quebra”, ainda criar um link para whatsapp que valoriza a experiência de compra. Confira!

Crescimento do “Mensageiro”

Você sabia que mais da metade da população do país utiliza o whatsapp? Por aqui, já são mais de 120 milhões de pessoas conectadas.

Para você ter uma ideia, em 2014 quando Mark Zuckerberg (dono do Facebook) comprou o whatsapp, o público estimado era de 450 milhões de pessoas, sendo que 315 milhões usavam diariamente.

Na última atualização de dados divulgada (foto), o número aumentou ainda mais, o que mostra que o app mantém um crescimento respeitável.

Mas nem tudo são flores: nos E.U.A, por exemplo, existe maior incidência de Iphones e, consequentemente, outros aplicativos de mensagem da Apple se tornaram mais famosos e populares entre os americanos.

Como criar link para whatsapp

Embora ainda não seja o queridinho dos americanos, o Whatsapp comprova seu sucesso no restante do globo!

Dados do Whatsapp no Brasil

O Brasil representa cerca de 10% do volume total de 1 bilhão de usuários/dia. Tanto é que os brasileiros passam mais da metade do tempo interagindo com amigos e familiares no app.

Justamente por isso, estão mais propensos a pesquisar e tirar dúvidas pelo whatsapp, o que pode acelerar a decisão de compra:

  • 98,1% dos internautas possuem o software instalado em seus smartphones;
  • 94,5% confessam que usam a internet do celular para trocar mensagens em aplicativos;
  • 76,3% afirmam que gostariam de se comunicar com as marcas pelo whatsapp;
  • 70,1% atribuem a esse atendimento: tirar dúvidas e receber orientações técnicas;
  • E 69,9% topam comprar produtos e serviços por este meio;
  • Enquanto 67,9% preferem estar ligados sobre as promoções. 
☝Pensa bem: você vai deixar sua empresa fora dessa?🤔

Descomplique a jornada do cliente até sua empresa

Deu para perceber que se você ainda não possui uma conta comercial no whatsapp para atender seus possíveis fregueses, precisa repensar suas estratégias o quanto antes! E se você já tem um número de whatsapp para atender ao público, use este macete para simplificar a comunicação!

Como funciona o link para whatsapp 

Sabe aquela manobra de adicionar um número aos contatos para depois começar a trocar mensagens? Esqueça!

Agora, o comprador não precisa mais salvar seu telefone para contatá-lo – desde que você disponibilize em seu site ou redes sociais um link direto para whatsapp, claro.

Funciona assim:

  • Ao clicar/tocar no link, imediatamente o internauta é redirecionado para a tela do app, tanto no celular quanto por computador ou tablet, caso esteja navegando pela web;
  • Automaticamente a conversa é iniciada, o que facilita a digitação da mensagem;
  • Basta clicar no link e iniciar o bate-papo, o que aumenta a possibilidade de efetivar uma venda.

Parece mágica? Então descubra como oferecer essa funcionalidade aos seus clientes:

Passo a passo para criar link direto do Whatsapp

  1. Copie e cole esse link em seu navegador: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000
  2. Antes de acessá-lo, substitua todos os zeros pelo ddd+número do whatsapp da sua empresa, exemplo: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=553199999999
  3. Envie uma mensagem de teste e confira;
  4. Pronto, salve este endereço eletrônico e insira-o em seu site, anúncios com o botão Fale conosco, blog e redes sociais.
  5. Se preferir, utilize sites gratuitos para encurtar o link, evitando muitos caracteres.

Aprenda a encurtar o link do Whatsapp

Conforme o último item, encurtando a URL, você deixa seu link mais organizado, intuitivo e esconde o número do telefone, que é justamente a surpresa que você proporciona ao cliente! 

  • Dessa maneira, acesse gratuitamente o site: https://bitly.com/;
  • Cole o link que você acabou de construir (não se esqueça de substituir os zeros pelo ddd e número do seu telefone, tudo junto);
  • Clique em COPY;
  • Agora seu link está copiado para você colar onde quiser, com uma estrutura mais enxuta e promissora.

Já experimentou o Whatsapp Business?

Por falar em melhorar o app para deixar seu atendimento ainda mais profissional, você sabia que já está disponível o Whatsapp Business?

Recentemente lançado, este aplicativo não deixa a desejar quando o assunto é facilitar a vida de empresários e consumidores. Veja suas funcionalidades:

  • Gratuito, apesar de ser voltado para empresas;
  • Interface semelhante ao original (mudou da cor de verde para a cinza);
  • Informações essenciais: nome e tipo de empresa, espaço para descrição do perfil, foto, horário de funcionamento, endereço com mapa acoplado e site;
  • Opção de respostas automática: respostas, saudações ou mensagem de ausência personalizadas conforme a sua demanda;
  • Etiquetas para organizar os contatos;
  • Métricas que avaliam o fluxo e o retorno ou “vácuo” da menssagem recebida, entregue, lida;
  • Disponível por enquanto apenas para celulares com sistema Android.

Se você já baixou e testou, deixe um comentário pra gente contando o que achou sobre essa novidade lançada pelo Zuckeberg. 

Da sua empresa para o mundo

Você aprendeu a criar um link para whatsapp para atender seus possíveis clientes e ainda ganhou dicas para otimizar seu canal de conversa.

Contudo, não adianta nada promover o link se ele não terá acessos: é preciso saber onde e como divulgá-lo! Lembre-se que para ter destaque em seu segmento, não basta estar online, afinal, se a concorrência já é acirrada na vida real, o que dirá no mundo virtual?!

É aí que entra a SUA responsabilidade em aumentar a visibilidade do seu website, e conquistar o sucesso do seu negócio: experimente colocar a sua empresa no topo do ranking desse mar de concorrentes!

Lembre-se que o usuário tem o poder na palma das mãos – literalmente, já que acessa pelo celular! Para saber mais, entenda como aumentar as vendas na internet.

Jornalista que ama a criatividade digital. Sobreviveu à infância sem internet, e pertence à geração que deve (ria) equilibrar Vida Real x Virtual. Quando debutante, conheceu e mergulhou no Mar Cibernético, de onde nunca mais saiu. Dizem que, de vez em quando, emerge das profundezas, pesca ideias do mundo real e volta a viver entre os navegantes, “marketizando” as experiências da superfície.

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