CIA DAY – EBOOK: Como Criar o Seu e Gerar Vendas em 2020

O ebook é um dos principais recursos do mercado de inbound marketing e do marketing de conteúdo, em diversos segmentos e não somente em agência de marketing digital. Ele é usado para para atrair clientes e conseguir dados, consequentemente gerando leads. 

Assim como a criação de sites e a otimização de sites são importantíssimas para alavancar estratégias digitais, e garantirem autoridade à sua presença digital, o ebook também é.

A partir do momento que você entrega um conteúdo relevante e mais aprofundado que um blog post, por exemplo, para o seu público, você atribui a sua marca autoridade diante aquele assunto, conquistando a confiança dos clientes e ganhando espaço no seu nicho. 

O que é um ebook? 

Um ebook é um livro eletrônico. Quando usado como recurso para Inbound Marketing, geralmente fica disponível para download ou acesso nos portais diretos das empresas/negócios, como sites e redes sociais.

Geralmente eles são guias e tutoriais de como solucionar algum problema relacionado a área de atuação da empresa. A principal finalidade é educar o público com relação ao seu produto/serviço e gerar novos leads. 

Para exemplificar, pense em uma agência de turismo que cria um ebook: “Guia Definitivo para férias no Chile”.

Essa estratégia permite que o cliente tenha acesso à informações relevantes, através da sua empresa, que foi quem desenvolveu o material. 

Isso faz com que ele se sinta mais seguro, confortável e atraído para consumir os serviços prestados pela sua empresa.

E, o mais importante de toda estratégia: quando você oferece o recurso, você pode “exigir” algo em troca e, neste caso, seriam os dados da pessoa, como e-mail ou telefone.

Assim, você tem a chance de começar um diálogo com esse cliente, de forma consentida. 

O ebook é também uma forma nova de fornecer informação aos leitores e, para as empresas, um produto amigável entre elas e seus clientes (mesmo aqueles que ainda estão em fase de prospecção). 

Afinal de contas, um conteúdo rico e interessante, porém “curto”, é mais fácil e otimizado do que um extenso livro de várias páginas.

Principalmente naquelas situações em que você tem apenas uma dúvida a ser esclarecida e quer fazer isso de forma rápida e completa. 

As informações hoje chegam de forma cada vez mais rápida, o que faz com que as pessoas se tornem cada vez mais dispersas, além de optarem por consumir conteúdos sintetizados.  

O ebook não é curto como um blog post pode ser, por exemplo, mas também não é longo e maçante como talvez seria um livro. Ele equilibra as duas vertentes, sendo um conteúdo fácil de ser lido e com informações de valor.  

Como criar um ebook? 

Existem várias formas de criar um ebook. Inclusive, muitas são específicas para alguns nichos de mercado. Porém, existem boas práticas, que sempre que aplicadas, garantem um ótimo resultado final.

Vamos conhecer algumas?

Defina seu público alvo 

Para qualquer campanha publicitária, mudança de layout no produto ou outras ações semelhantes na sua empresa, você precisa estar ciente e saber se agradará o seu público, além de fazer pesquisas.

Ao criar um ebook não é diferente. Você precisa gerar informações de valor para o seu público, conversar com ele em uma linguagem que o mesmo entenda, com um assunto relevante.

Para isso, você precisa saber para quem quer escrever: defina se a sua estratégia deseja captar novos clientes ou educar os que já tem. 

Claro que existem conteúdos que vão valer para os dois, mas nesse caso você sempre vai contar com um “público semelhante” ao que deseja atingir, o que é ótimo.

Porém, trace uma única persona e invista nela para criar seu ebook

Defina um tema relevante 

É importante que o tema resolva uma dor do seu cliente e que esteja associado ao seu nicho de mercado e, se possível, seja um tema recorrente.

Você pode usar algumas ferramentas para pesquisar sobre possíveis temas, como o Google Trends. 

Ele permite que você faça buscas a partir de uma determinada palavra – ou palavras – e apresenta o volume de buscas da mesma, no período de tempo que você escolher e no estado que desejar.

Dessa forma você consegue medir o tamanho da audiência que se interessa pelo assunto. 

O tema também está diretamente ligado ao seu funil de vendas. Em qual etapa do funil o cliente que pretende atingir, está? Pense nisso para conseguir chegar no conteúdo certo para conseguir abordá-lo. 

Use recursos atrativos 

A vantagem de um ebook é que ele é um produto digital, portanto, permite é versátil e permite agregar muitas opções. Além disso, permite também alimentar diversos outros canais de informações que uma empresa tem, como YouTube e outras redes sociais e o próprio site institucional.

Ele pode oferecer um link que encaminha para um vídeo rápido que conta cases grande da sua empresa, que exemplifica o assunto do livro. Pode contar com imagens interativas, e uma gama de outras possibilidades. 

Estruture os tópicos do ebook 

Para melhorar a experiência do seu cliente com relação a leitura do seu produto, o ebook precisa ser dinâmico, com tópicos e capítulos que se complementam e de fácil assimilação. 

Você pode pesquisar os assuntos que envolvem seu tema a partir de ferramenta de palavras-chave, assim você saberá como o seu público faz a pesquisa de determinados assuntos nos motores de busca, como o Google. 

Ebook grátis: como usá-lo na sua estratégia de vendas 

A maioria dos ebooks que vemos costumam ser ofertas promocionais que tem o objetivo de trocar dados do cliente por informações.

E, já conseguimos entender o motivo pelo qual a estratégia é usada, seguindo firme como tendência para o ano de 2020. 

Agora, vamos descobrir como usá-lo na estratégia de vendas e conseguir captar leads. 

Primeiro, o seu ebook precisa de uma landing page, ou página de destino. A landing page é uma página a qual o produto fica exposto, com vários CTAs (chamadas para ação), para conduzir seu público a tomar a decisão de baixar produto. 

Outra forma é promover o seu ebook nas redes sociais. As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, que passam muito tempo conectadas a elas. 

Uma nova pesquisa detectou que o tempo gasto nas redes sociais globalmente aumentou quase 60% em média nos últimos sete anos.”

Essa tendência só irá aumentar no ano que vem, portanto, é necessário usar a rede sociais como forma de divulgação de seus produtos, além de ofertas promocionais.

Você pode (e deve) inserir um banner no seu site para chamar atenção daqueles que o visitam e atraí-los para que façam download. 

Afinal, um site que oferece informações qualificadas ganha muita autoridade no mercado e o melhor: a confiança dos consumidores. 

Bom, essas foram dicas de boas práticas a serem adotadas na hora de criar seu ebook e conseguir ampliar suas vendas em 2020. Espero que tenham gostado e que apliquem-nas junto às suas estratégias digitais. 

Caso tenham alguma dúvida, ou queiram ir além para aumentar os resultados digitais e vender mais, entrem em contato com a Cia e estejam atentos aos novos posts do site e das redes sociais.

Estamos sempre dispostos a ajudá-los! 



Ingrid

Ingrid

Produtora de conteúdo e social media. Aventureira em marketing digital. Entusiasta da antropologia cultural atrelada à vivência como forma de emissão da mensagem publicitária.

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