A importância da qualidade de imagem na fotografia de produtos

A importância da qualidade de imagem na fotografia de produtos

Postado em: 20 de setembro de 2018
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Que uma imagem vale mais que mil palavras, você já sabe. Mas talvez desconheça a importância da qualidade de imagem na fotografia de produtos, que faz toda diferença ao postar ilustrações sobre seus serviços ou produtos.

O consumidor atual é, na maioria das vezes, guiado pela apresentação visual dos produtos que deseja adquirir. Nas fotos dos produtos são observadas coisas como: qualidade de imagem, composição da fotografia e detalhes minuciosos dos produtos.

Entenda a Fotografia de Produtos para Sites

Se você possui uma loja online, é provável que esteja ciente de que ter imagens de qualidade é importantíssimo para influenciar na primeira impressão que o cliente terá do seu produto.

Para isso, é imprescindível que as imagens sejam de alta fidelidade e quanto mais detalhes possível (conforme o tipo de item que o cliente quer comprar), além de ter alta resolução e as cores reais do produto.

E, caso você tenha apenas um site institucional, saiba que não está excluído dessa necessidade. Mesmo que o cliente não finalize a compra no seu site, as imagens dos seus produtos precisam ter força suficiente para tirar o cliente de casa para ir visitar sua loja física.

Se a qualidade de imagem não contar com uma boa qualidade e resolução, você pode estar correndo um sério risco: do cliente não se interessar pelos seus produtos!

Conheça a Fotografia de Produtos para Redes Sociais

Portanto, a qualidade da imagem, por outro lado, pode até contribuir para aumentar as vendas do seu negócio. As redes sociais não nos deixam mentir! Elas estão ficando cada vez mais focadas em imagens, pois estamos em uma era onde tudo precisa ser imediato e de fácil visualização para os usuários.

Poucas vezes o usuário chega a ter interesse em ler a legenda da foto do seu produto e, para que isso aconteça, é necessário, antes de tudo, fisgá-lo com uma imagem criativa e atrativa.

Já pensou se a primeira foto que o seu potencial cliente visualizar for aquela imagem pequena e sem qualidade ? Pode ser que ele desista do produto ou do serviço por isso.

Logo, as imagens têm o poder de transmitir sensações, desde felicidade até fome e uma bela fotografia de produto pode fazer toda a diferença durante a jornada de compra do cliente.

Mas você pode estar pensando: “Não tenho condições para contratar um fotógrafo profissional neste momento, e agora?”

Não se preocupe! Contratar um fotógrafo para realizar as fotos da sua empresa e dos seus produtos é ideal, mas não é a única solução para alcançar a qualidade de imagem ideal.

Conte com os Bancos de Imagens

É possível encontrar diversos sites que oferecem um extenso banco de imagens com qualidade e com uma grande variedade de fotos. Você compra apenas a quantidade de fotos que precisa e pode escolher conforme sua necessidade.

Estes sites fornecem fotografias com qualidade de imagem, ou seja, em alta resolução, e tamanhos de imagens satisfatórios, o que facilita bastante na hora de trabalhar. Alguns bons bancos de imagens pagos são:

Existem também alguns bancos de imagens grátis, porém com menor variedade, como o FreePik e o Pixabay.

Fotografe seus produtos com o celular

O celular não entrega fotos com a melhor qualidade de imagem, mas caso essa seja sua única solução para fazer fotografia de produto, trabalhe bem o cenário das suas fotos.

Um boa dica é tentar posicionar seus produtos em um fundo neutro (branco, de preferência), sem muita informação atrás, para que o foco seja total do produto. Usar uma boa iluminação também é um fator decisivo na hora de fotografar qualquer coisa!

Escolha um local bem iluminado para fazer as fotos, ou recorra à lanterna do celular, por exemplo, entre outros tipos de iluminação.

Nunca envie suas fotos através de redes sociais

Ao enviar suas fotos via Whatsapp, Facebook ou qualquer outra rede social, as mesmas perdem muita qualidade devido à compressão que é feita na imagem. O ideal é enviar suas imagens via e-mail, ou nuvem online (Dropbox, Google Drive, etc).

Certamente, a partir dessas dicas, você vai deixar o seu site ou fan page bem mais interessante divulgando as melhores fotos de seus produtos com alta qualidade de imagem.

Continue acompanhando nosso blog para descobrir outras dicas e sugestões de melhorias, e não deixe de conferir nossas soluções.

Até a próxima!

Publicitária criativa, apaixonada por todos os tipos de design. ODEIA CEBOLA, e ama hambúrguer e InstaStories! Tem mais de 30 séries no currículo e não perde uma boa promoção de sapatos. Mas não se engane: o rostinho meigo esconde alguém que não cabe no aquário, pronta para revolucionar o oceano! Embora não tenha conhecido o mar. Ainda.

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