Cia News

Validação W3C de Código para SEO

Validação W3C de Código para SEO

Muitos Analistas de SEO se preocupam bastante com a validação de código no momento da criação de sites.

O que é Validação de Código?

Hoje, a maioria absoluta dos sites são desenvolvidos usando a linguagem de marcação XHTML e alguns já estão usando, também, o HTML5. Ambas linguagens são mantidas pela W3C (World Wide Web Consortium). A W3C é um consórcio sem fins lucrativos que ajuda a manter os padrões WEB. O HTML5 e XHTML são linguagens com estruturas baseadas no XML, de marcação.

A Validação de Código é, nada mais, do que validar o código XHTML ou HTML5 como um documento XML baseado nas regras propostas pela W3C.

Essa validação é feita através do W3C Validator que analisa o código e gera um selo que você pode colocar no seu site dizendo que ele está dentro dos padrões WEB.

Validação de Código XHTML 1.1
Validação de Código para CSS

 

Acima você pode visualizar os selos de validação de código para CSS e XHTML 1.1.

Validação e Semântica

Validar te garante um website estruturado dentro dos padrões mas não garante a semântica. A semântica é um assunto grande o suficiente para escrever um post por isso, se você não sabe o que é, sugiro a leitura do artigo no wikipedia.

Portanto, você pode escrever um código totalmente fora de semântica que passe pelo robô da W3C. Ele estará estruturado conforme as regras porém não estará estruturado conforme seu verdadeiro significado, ou seja, a semântica envolvida. É impossível a criação de robôs que garantem 100% a semântica correta de um documento.

Validação W3C de Código melhora o posiconamento?

Nós, Analistas de SEO sabemos que, uma coisa muito importante para um bom posicionamento são as heading tags (h1, h2, …, h6), textos ancoras (os textos que estão dentro das tags de link), entre outros. É possível criar sites sem nenhuma dessas propriedades e que sejam validados pela W3C. Estes sites, sem tais propriedades, pode estar bem posicionados por outros fatores, mas, certamente, a presença destas tags iriam melhorar muito o posicionamento.

E o Google Bot? Consegue ler meu Website se ele não estiver validado pela W3C?

A resposta é: Sim e não. Sim e não porque depende muito de qual erro. Se você deixou de fechar uma tag, provavelmente isso vai causar erros de renderização e atrapalhar e muito(ou até completamente) o trabalho do spider na indexação do seu website. Porém, se um erro foi uma propriedade que não é permitida ou conhecida pela W3C ou algum erro bobo, isto não deve atrapalhar em nada no posicionamento do seu site.

Conclusão

Validar não é importante para a Otimização de Sites e nem para a Semântica. Entretanto, é muito importante passar o validador no seu site para verificar se há algum erro grave que pode atrapalhar na renderização do seu site pelo Spider Bot do Google. A maioria dos desenvolvedores escrevem os sites usando bons editores de texto que indicam estes erros mas as vezes acaba despercebido por uma mudança rápida no código. Por isso, depois do site estar 100% pronto é muito importante passar o validador para a verificação destes erros.

Outra dica importante é que, os desenvolvedores deveriam se preocupar mais com a semântica e com o leitor do seu site e deixar de se preocupar em ganhar certificações, selos, etc. Não há nenhuma vantagem em ter um site validado por todos os padrões se os usuários não tiverem uma boa experiência nele.

Gostou do post? Comenta aí!