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Hierarquia do Site para Planejamento SEO

Hierarquia do Site para Planejamento SEO

Otimização de Sites sem Planejamento é quase certeza de fracasso. É preciso traçar todas as metas antes da criação do site que vai ser otimizado para um bom planejamento antes do início das técnicas de SEO. De todos os detalhes que devem ser planejados, o mais importante, na minha opinião é a Hierarquia do Site.  Um site com uma arquitetura bem desenhada é facilmente otimizado, principalmente, para palavras-chave long tail. Este artigo descreve o porque da importância de uma hierarquia bem construída.

O que é a Hierarquia do Site?

Hierarquia, segundo definições do wikipedia é a ordenação com base na importância dos elementos. Logo percebe-se que, a hierarquia do site, é a ordenação das páginas com base em sua relevência. Pode-se pensar no site como uma árvore genealógica. A raiz da árvore é a raiz do site. A árvore tem galhos que levam a frutos. Os frutos são as páginas e quanto mais longe estiver os frutos da raiz, menor é sua ordem na hierarquia. Como exemplo, pode-se pensar em um blog. Um blog é separado por categorias. Estas categorias levam a posts. Os posts tem uma ordem de hierarquia menor que a categoria que, por sua vez, tem uma ordem de menor importância à raiz do site. Pense em um blog de Criação eOtimização de Sites com duas categorias: Criação de Sites e Otimização de Sites. A primeira categoria possui dois posts: CMS WordPress e CMS Joomla. A segunda possui, também, dois posts: SEO On-Page e SEO Off-Page. Todos os quatro posts citados estão na mesma ordem de importância. Estes, são menos importantes que as duas categorias e estas são menos importantes que a raiz do site. Essa arquitetura de páginas traz grandes benefícios para a Otimização de Sites. Principalmente para palavras-chave long-tail.

Oque é Cauda Longa?

A Cauda Longa são variações de uma palavra-chave. As palavras-chave são consideradas pelos Analistas de SEO como Termo Cabeça, ou seja, a palavra-chave principal. Como exemplo, temos um site de comércio eletrônico na área de informática que quer otimizar todas as páginas de seus produtos. Neste site há um produto que é um teclado de computador. A palavra teclado é uma palavra-chave cabeça, ou seja, a principal palavra. As variações destas palavra-chave formam sua cauda-longa. Como exemplo temos: Teclado para Gamers de Tiro, Teclados USB Para Notebook, etc.

 

A importância da Cauda Longa

Um Analista de SEO que deve otimizar um site de e-commerce como o exemplo anterior que conseguir colocar seu site na primeira posição da SERP do Google para a busca “teclado” e considerar-se como dever cumprido para aquele produto pode estar cometendo um grande equívoco. Não adianta quase nada colocar na primeira posição um termo-cabeça se sua cauda-longa não está bem otimizada. Isso se deve ao fato de que um termo-cabeça é muito generalizado e possui taxa de conversão muito baixa. O usuário que busca por “Teclado” pode estar procurando por um Teclado musical. Mas também pode estar buscando assistência técnica, informações, entre outros. Se as marcas, modelos e algumas utilizações de seus produtos não foram bem otimizados, o trabalho não foi bem executado e terá uma taxa de conversão quase nula.

Porque os termos-cabeça possuem baixa taxa de conversão?

O primeiro motivo foi dado na sub-seção anterior: O termo é muito geral e impreciso. Mas o dado mais interessante é que, segundo dados publicados no livro A Arte de SEO, muitos usuários começam a pesquisa por termo-cabeça e vão clicando no botão de voltar até deixar sua busca mais específica. Esqueça seu lado de Analista de SEO e pense quando você usa o Google como usuário. Voltando ao exemplo dado: Vamos supor que quero comprar um Teclado para melhorar minha jogabilidade em games.

Minhas possíveis pesquisas gradativas são:

  1. Teclados: Preciso pesquisar informações de teclado para saber qual tipo de teclado encaixa melhor. Percebo nessa pesquisa  que o termo está muito geral e aparecem resultados de busca para teclados musicais e outros que não me interessam. Então preciso aumentar a cauda da minha pesquisa para fechar mais os dados obtidos nas SERP’s.
  2. Teclados USB: Nessa pesquisa percebo uma leve melhora mas ainda não encontrei nada sobre games. Preciso melhorar.
  3. Teclados USB para Games: Aumentando mais minha cauda longa há uma melhora significativa nos resultados. Encontrei bons resultados e descobri que os teclados costumam ser chamados de Teclados Gamers.
  4. Melhores Teclados Gamers: Agora estou cada vez mais específico e procuro um review dos melhores teclados gamers.
  5. Teclado Gamer G800V X7: Achei um modelo que parece me agradar na review que li. Pesquiso esse modelo e fico satisfeito com o preço encontrado em um dos primeiros sites da SERP. Faço a compra e termino minha pesquisa.

 

Você parou pra pensar em como são suas pesquisas como usuário? Principalmente quando você vai comprar alguma coisa você vai estreitando sua pesquisa até chegar num resultado relevante. Isso não só prova a importância das long-tails como também a importância de um conteúdo de qualidade. Você pode fazer keyword-stuffing, esquema de links, entre outros e deixar o seu site bem colocado para várias palavras cabeças mas não vai te trazer nenhum benefício se você não tiver conteúdo, pois, se você não tiver conteúdo você não terá o seu site otimizado para cauda longa. Sua taxa de conversão vai ser baixa.

 

Hierarquia do Site e Palavras-Chave Long-Tail

Onde a Hierarquia do Site entra nesta história? O exemplo do “Teclado para Gamer” pode ser usado mais uma vez. Se você define uma arquitetura baseada em hierarquia, você pode separar seu e-commerce em várias sub-categorias que vão otimizando algumas palavras chaves importantes. Por exemplo, você pode colocar a Categoria Teclado USB dentro da Categoria Teclado de Computador. Definindo bem os nomes das url’s de cada sub categoria você pode ter uma estrutura de link como:

seusite.com.br/produtos/teclados/usb/marca/modelo/
No modelo, não esqueça de incrementar a palavra-chave Gamer. Nesse caso você teria páginas para cada categoria otimizando as palavras-cabeça. A página do produto é uma página otimizada para long-tail. Em sua url tem as principais cabeças: “usb”, “teclado” a marca, o modelo e tipo de uso do teclado: “Gamer”.

Esse exemplo acima é meramente para exemplificar. Não necessariamente vai dar certo. É preciso estudar o caso e as palavras chaves envolvidas para ver se essa é a melhor estratégia.

Conclusão

Pode-se concluir que buscas de cauda longa são mais importantes que palavras-chave cabeça, pois, mesmo que uma pessoa busque por uma palavra-chave cabeça, ela vai acabar aumentando a cauda de sua pesquisa pelo fato da SERP apresentar resultados muito geral e, provavelmente, não casar com a necessidade do usuário. O planejamento da Hierarquia do Site é muito importante para esse SEO para Cauda Longa pois otimiza cada palavra-chave cabeça da cauda. Outro fator interessante visto aqui é que um site sem conteúdo pode estar bem posicionado mas dificilmente estará bem posicionado para caudas longas eficientes, pois, é preciso conteúdo de qualidade para isso.

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