Cia News

Google Chrome e a morte do HTTP

Google Chrome e a morte do HTTP

Sim, o Google Chrome está ajudando a “matar” o HTTP.

Antes de partirmos para esse assunto vamos, primeiro, saber o que é HTTP e HTTPS e qual a diferença entre eles. Então vamos lá:

HTTP é a sigla para HiperText Transference Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto) e ele é um protocolo padrão para a web. É usando esse protocolo que o navegador requisita ao servidor as páginas na web, ou seja, é por meio do HTTP que o seu navegador consegue reunir as informações corretas de sites, blogs, portais, etc.

Já o HTTPS é basicamente a mesma coisa, mas ele possui esse S de Secure no final (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro).  Essa letrinha no final da sigla significa que naquele link foi adicionado uma “camada extra” de segurança conhecida como Certificado SSL (Secure Sockets Layer), que criptografa as informações fornecidas entre usuário e site, aumentando significativamente a segurança na transmissão de dados. É como se os dados fornecidos pelo usuário fossem escritos em um idioma que somente o servidor daquele site conseguisse ler.

As vantagens de se ter o Certificado SSL são imensas, já que tanto o visitante quanto o administrador do site se beneficiam com o ele, que garante a segurança. Para lojas virtuais, então, é essencial! Como o protocolo é criptografado, as informações bancárias, senhas de acesso, informações pessoais, etc. ficarão muito mais seguras e dificultarão as ações de terceiros.

Deu pra entender? Bom, esperamos que sim, porque agora vamos falar sobre o assunto que este texto se destina: a modificação no Chrome que irá “marcar” sites que não apresentam o certificado SSL.

Foi anunciado recentemente que, a partir de janeiro de 2017, o navegador da Google, o Chrome, irá “marcar” como inseguros os sites que não apresentarem o HTTPS como protocolo de seu conteúdo. Segundo a equipe de segurança do Google Chrome, este aviso irá aparecer na barra de endereços do navegador, alertando o usuário que aquele site não possui o certificado de segurança e que seus dados podem estar desprotegidos.

A intenção é “pressionar” os proprietários dos sites para que eles invistam no certificado SSL e comecem a se preocupar um pouco mais com a segurança dos dados de seus usuários (bem como os dados do próprio site), ajudando a manter a web muito mais segura contra a ação de terceiros, que podem “furtar” certas informações de forma maliciosa.

E não é somente a Google que está empenhada em fazer essa “pressão” pela segurança online. A empresa Apple já começa a exigir dos desenvolvedores que as comunicações entre os aplicativos e seus servidores sejam via conexões HTTPS até o final de 2016, fazendo com que os desenvolvedores de apps invistam em segurança para proteger os usuários e a própria empresa.

A Cia WebSites comercializa o Certificado SSL para te ajudar a deixar seu site e seus usuários muito mais seguros (e sem receber a “marca” de site inseguro do Google Chrome). Basta entrar em contato através do telefone (31) 3564-2776 ou enviar um e-mail para contato@ciawebsites.com.br e solicitar um orçamento que a nossa equipe entrará em contato com você para conversar melhor. Liga pra gente e fique muito mais seguro com seu Certificado SSL!

Gostou do post? Comenta aí!