Cia News

Um mapa das estrelas

Um mapa das estrelas

Não, não vamos falar sobre um aplicativo que rastreia as estrelas de Hollywood nem os famosos do seu programa favorito. Vamos falar sobre estrelas um pouco…maiores.

Já ouviu falar do aplicativo Google Sky Map?

Feito para os amantes dos céus, o aplicativo da Google é a versão mobile do Google Sky, um mapa do universo que foi criado para explorar não só nosso planeta, mas todo o universo, mostrando constelações, nebulosas, planetas, corpos celestes, etc. Funciona mais ou menos como o Google Maps normal, porém com a via láctea ao invés das ruas, permitindo que você “visite” galáxias e navegue por entre as estrelas.

Ele é gratuito, vem em inglês e está disponível para dispositivos com Android 1.6 ou superior. Basta baixar o aplicativo, deixar seu GPS ligado, iniciar o app e apontar a câmera para o céu que o aplicativo vai começar a mapear as constelações, planetas e objetos celestes ao redor da sua localização em tempo real. Além de permitir dar um zoom poderoso para que você possa navegar mais perto das estrelas, o app ainda permite escolher o que deseja visualizar nas configurações, como estrelas, planetas, etc. Quanto menos coisas você marcar, mais “limpa” será a imagem (já que ele mostrará somente aquilo que você marcar nas configurações). Se você deseja localizar um planeta ou um astro, digite o nome na busca. Uma seta no centro da tela indica para onde você deve mover o aparelho. Quando encontrar o que procura, o aplicativo mostra o resultado dentro de um círculo.

Existe ainda um item nas configurações que é superinteressante. O “Viagem no Tempo” é, com certeza o atrativo maior do Sky Map, com ele podemos ver onde estavam posicionados os nossos queridos planetas e estrelas em um determinado ano, como por exemplo no ano que você nasceu. Um aplicativo perfeito para quem é apaixonado pelos astros, estudiosos do assunto ou simplesmente para mentes curiosas que querem descobrir um pouco mais sobre a imensidão infinita da galáxia que nos rodeia.

Gostou do post? Comenta aí!