Cia News

Facebook: Mudanças nas Fanpages

Facebook: Mudanças nas Fanpages

O Facebook já faz parte das estratégias básicas de comunicação e marketing de toda empresa. E como tal, está em constante mudança, sempre presando a experiência do usuário e as imagens (lembra que a gente falou da mudança dos 20% do texto nas imagens? Pois é. O Facebook gosta mesmo é de imagem limpa, sem texto. Deixem o textão pro descritivo do post). E nem sempre essas mudanças são comunicadas com um certo tempo de antecedência. A gente entra na rede social e ela já está lá, toda mudada, de cara nova, cheia de novidades. E, aos poucos, vamos acostumando às novas interfaces.

Uma das últimas mudanças “radicais” que o Facebook fez no layout foi a mudança, em julho de 2016, na estrutura nas fanpages, que assumiu um layout bem parecido com o que tínhamos no comecinho da rede social (mais ou menos em meados de 2012). As páginas ficaram mais organizadas, com dois menus laterais ao invés de um e foto separada da capa.

Agora a estrutura das fanpages é basicamente assim:

  • Foto de Perfil estão à esquerda do layout, no canto superior;
  • As Guias Dinâmicas também estão à esquerda;
  • A Imagem da Capa está à direita, completando toda a largura do layout e sem nenhum botão ou outro item sobrepondo a capa;
  • A Timeline (Feed de notícias) fica na coluna Central;
  • Os Botões de Ação estão abaixo da capa;
  • Todos os demais itens (busca, Sobre, Aplicativos, Vídeos, etc.) estão agora à direita do layout.

E com essas modificações o tamanho dos itens mudou também. Um pouquinho, mas mudou. Agora a “Capa da Fanpage” está sendo visualizada nas dimensões de 828x315px e a “foto de perfil” (que agora está do lado esquerdo e separada da capa) apresenta-se com dimensões de 160x160px (devendo ser enviado com 180x180px). No celular as medidas não mudam, mas a organização sim. A capa fica na parte de cima e a “foto de perfil”, junto com o nome e “@” da página, ficam logo abaixo da capa (totalizando um espaço útil de 828x475px).

tela-fanpage-facebook-cia

Agora é só pensar em uma arte bacana, caprichar no conteúdo e deixar sua fanpage bem alinhada aos novos padrões de visualização do Facebook.

(Via: Dicas do Greb)

Gostou do post? Comenta aí!