Cia News

Social Commerce

Social Commerce

O termo Social Commerce é o resultado da fusão das palavras MIDIAS SOCIAS com E-COMMERCE. Também conhecido como Comércio Socialintegra o comercio via web à conversa informal das mídias sociais. Na prática, é a utilização das mídias sociais como o Facebook, Twitter, Orkut, YouTube, etc., com o objetivo de concretizar transações comerciais.

Transformar as redes sociais na versão digital da divulgação boca a boca é a principal tendência do comércio eletrônico. As empresas abrem lojas no Facebook para que seus seguidores compartilhem com os conhecidos o que está na vitrine. Mas, para estimular as vendas por meio da recomendação social, é preciso engajar o público. Há empresas que permitem que seus seguidores montem uma vitrine com os seus produtos preferidos e façam sugestões de compras a seus amigos, em troca de uma comissão.

Twitter-shopping-710x435

Alguns dos objetivos do Social Commerce são permitir que os consumidores compartilhem suas compras on-line, acessem conselhos e conhecimentos sobre os produtos de pessoas em quem confiam ou que tenham preferências semelhantes, para tomarem uma decisão de compra ou ajudarem a outros na sua decisão.

Isto não se trata apenas de uma propaganda gratuita para as empresas, mas é também uma forma de aumentar a propensão de vendas, já que são os próprios consumidores que compartilham informações positivas.

Neste tipo de comércio eletrônico, é essencial que os comerciantes interajam com os consumidores, como se estivessem conversando pessoalmente, com a finalidade de construir e aprofundar relacionamentos.

Mas, quando as mídias são mal geridas, a imagem da empresa pode ficar seriamente comprometida. Nesse caso, os consumidores estão disseminando uma avaliação negativa, numa proporção maior que a positiva, uma vez que as pessoas possuem uma propensão mais elevada em compartilhar experiências negativas de compras on-line.

O Social Commerce está em constante evolução, principalmente pelo surgimento de novas tecnologias, fazendo com que diversas empresas desenvolvam aplicativos para o Facebook para que quando seu produto é anunciado no site, os consumidores em potencial não precisem deixar a rede social para fazer a compra. Estes tipos de aplicações podem fazer com que empresas transformem suas referências positivas em vendas.

social_commerce

Gostou do post? Comenta aí!