Cia News

Google e seus easter eggs

Google e seus easter eggs

O termo easter egg significa “ovo de páscoa”, em inglês, mas também é o nome dado a segredos escondidos em programas, sites ou jogos eletrônicos puramente por diversão. A Disney-Pixar é uma das empresas mais conhecidas que possuem easter eggs em seus filmes, fazendo uma certa conexão entre eles. Diversas pessoas assistem seus filmes super atentos, procurando pelos easter eggs que estão espelhados durante o filme.

Mas você sabia que a Google está cheia de easter eggs?

A Google é uma das maiores empresas de busca e tecnologia que temos hoje. São responsáveis por mais de 83% das buscas feitas na internet, possuem diversos aplicativos em seu nome (além do próprio Google Play nos Androids), marcas registradas, sistemas gps, etc. E, como ela já é famosa por seus doodles comemorativos serem bem divertidos e criativos, é claro que um dos maiores nomes do mundo em tecnologia não ficaria de fora nas brincadeiras propostas mundo afora, não é mesmo?!

São diversos “truques” que os programadores da gigante das buscas inseriram no código. Basta digitar algumas palavras certas que você verá algo acontecer. Desde sugestões de resultados até efeitos na página de busca, a Google recheou sua programação com os mais diversos “truques” para transformar, mesmo que por alguns segundos, a experiência de seus usuários. Veja alguns:

1 – Se você digitar 466453.com no seu navegador e der Enter a página de buscas da Google vai abrir. Isso é porque se você digitar Google em um teclado alfanumérico (como os de um telefone celular) os números correspondentes às letras da palavra Google são 466453.

2 – Se você digitar “do a barrel roll” ou “z or r twice” e der Enter a tela vai girar 360º. As duas frases fazem referência ao jogo Star Fox 64, um clássico do Nintendo 64 em que você controla a raposa Fox pilotando uma nave. No joguinho vc tinha que apertar as teclas z ou r duas vezes para girar e escapar de um inimigo.

3 – Quando você digita “answer to life, the universe and everything” (“resposta para a vida, o universo e tudo mais”), o resultado que aparece é uma calculadora com o resultado “42”. Isso faz referência ao famoso livro “Guia do Mochileiro das Galáxias” do Douglas Adams, em que a resposta para tal indagação seria, simplesmente, 42.

4 – Basta digitar “Google Gravity” e em seguida clicar em “Estou com sorte” na barra de pesquisas do Google e você verá o site cair aos pedaços. Literalmente. Dá até para jogar os pedaços de um lado para o outro.

5 – Se você digitar no Google Maps como ir da China para o Japão ele vai sugerir diversas rotas para você chegar ao litoral e de lá “pegar um jet ski para atravessar o oceano” em direção a outra costa. Mas se você for de Chicago a Londres ele indica que você “nade 5.571 quilômetros” em mar aberto.

6 – Digite a palavra askew (“torto”, em inglês) no Google e aperte Enter. A página de resultados estará levemente inclinada/torta.

Algumas outras pesquisas que são meio… “diferentes” ou inusitadas também geram resultados igualmente inusitados, como, por exemplo, perguntar ao Google “number of horns on a unicorn” (número de chifres de um unicórnio) ou “once in a blue moon” (uma expressão em inglês para “muito raramente”), que informa a frequência com que o fenômeno natural da “lua azul” acontece, vão aparecer resultados “prontos”, como uma calculadora com o resultado “1” para a primeira pergunta e uma equação com o cálculo 1.16699016 × 10-8 hertz para a segunda.

Gostou do post? Comenta aí!