Cia News

Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Hoje, dia 06 de abril, é Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Por mais que seja um tema tratado quase que diariamente, ainda assim temos uma parcela muito grande em situação de risco por maus hábitos de vida, como alimentação errada, pouco ou nenhum exercício físico, alta ingestão de gordura, cigarro e bebidas alcoólicas, dentre outros hábitos de vida que prejudicam nossa saúde.

Então… vamos aproveitar a conscientização presente nesse dia e começar a melhorar nossa saúde? Veja algumas dicas que preparamos para que você possa começar a mudar seus hábitos diários e, assim, aumentar e melhorar sua qualidade de vida:

1 – Hidrate-se bem. A dica mais importante. Principalmente se você convive em ambientes muito quentes ou em locais com uso contínuo do ar condicionado. Seu corpo precisa de, pelo menos, 2 litros de água por dia. Então tente andar sempre com uma garrafinha de água na bolsa ou mochila, coloque um copo d’água do lado do seu computador e monitore-se para que esteja sempre bebendo água.

2 – Estique-se. Seu corpo não foi feito para ficar sentado o dia inteiro nem se acostumar com as posições que fazemos durante o dia. Desperte seu corpo fazendo alguns alongamentos durante o dia ou exercícios de ginástica laboral. Te garanto que seu corpo e suas “juntas” vão agradecer.

3 – Durma bem. Repor as energias com uma boa e completa noite de sono é essencial. Para os pesquisadores, o ideal é ter, pelo menos, 7 horas e meia de sono por dia. E não se descuide da sua higiene do sono. Quando for se deitar, não fique com celular, televisão ou computador ligados. Esses aparelhos distraem o cérebro e emitem uma luz numa frequência que “embaralha” nosso cérebro e prejudica o momento em que o corpo está se preparando para dormir.

4 – Pratique exercícios físicos. Não ser sedentário e ter uma vida mais ativa faz com que você evite doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia. Procure um médico e faça seus exames, veja quais exercícios são os mais indicados para você e comece devagar. Com o tempo você e seu corpo vão se acostumar com esse novo movimento da sua vida.

5 – Inclua castanhas na sua alimentação. Castanhas-do-pará, de caju, nozes e amêndoas possuem baixo índice glicêmico, o que significa que não alteram os níveis de insulina no sangue e provocam sensação de saciedade. Também são fontes ricas em fibras, ferro, vitamina E e selênio, mineral importante para o bom funcionamento da tireoide. Mas cuidado. Castanhas são ricas em gordura vegetal e muito calóricas. É recomendado o consumo bem moderado desse alimento (entre 2 e 5 unidades/dia).

6 – Evite refrigerantes e bebida alcóolica. Estamos cansados de saber que ambos fazem muito mal a nossa saúde. O álcool em excesso pode sobrecarregar o fígado, atrapalhar a concentração, irrita o estômago e pode causar dependência. O refrigerante é mais sutil, mas igualmente perigoso. Ele é repleto de substâncias que fazem mal ao nosso organismo (como corantes, adoçantes, etc.) e possui quantidades alarmantes de sódio. Vale lembrar que, apesar de líquido, ele não sacia a sede, mas aumenta. Lembra do sódio que falamos agora? Ele vai ajudar na desidratação do corpo, aumentar a sensação de sede e prejudicar seu organismo.

7 – Inclua frutas e vegetais frescos na sua dieta. As frutas são ricas em vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos, são saborosas e de fácil digestão, então comece a consumir pelo menos 1 porção de fruta/dia. A mesma coisa vale para os vegetais frescos. Eles contribuem para que o corpo receba diversos nutrientes e vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Deixe seu prato sempre bem colorido e dê preferência para os produtos orgânicos e frescos.

8 – Livre-se do cigarro. Por mais que seja difícil largar um vício, por mais comum que ele seja, é necessário ter em mente que o consumo desse produto causa danos imensos ao corpo, aumentando (e muito) os riscos de câncer de pulmão, de boca, de língua, de garganta e doenças cardiovasculares.

9 – Medite. Tire alguns minutos por dia e medite em um local calmo. Isso te ajudará a se acalmar do ritmo acelerado do dia e fará sua mente relaxar, fazendo com que seu cérebro diminua o ritmo e saia do estado de alerta em que vivemos durante o dia. Respire fundo, feche seus olhos, esqueça do que está ao seu redor. Nesse momento esteja em paz e sintonia com você mesmo.

10 – Sorria. Isso mesmo: SORRIA. Pode parecer bobo ou piegas, mas é uma dica de extrema importância. O bom humor e atitudes positivas ajudam o corpo a processar e liberar a endorfina e melhora a percepção que seu cérebro tem do seu ambiente. Cerque-se de bons amigos, tire pelo menos 30 minutos do seu dia para fazer algo que te dê prazer e sorria sempre. A vida será muito mais fácil se você encarar os desafios com confiança e um sorriso no rosto.

Gostou do post? Comenta aí!