Cia News

Campos Personalizados no WordPress (Custom Fields)

Campos Personalizados no WordPress (Custom Fields)

Não é segredo para ninguém a preferência da equipe Ciawebsites pelo CMS WordPress. Este post tem como objetivo apresentar uma ferramenta muito importante para criação de templates bem gerenciáveis.  Esta ferramenta são as Custom Fields, ou, Campos Personalizados. Abaixo

O que são Custom Fields?

 

Custom Fields são metadados sobre posts/pages. Metadado é um conceito que é suficiente para escrever um post, para quem não conhece sobre o assunto, sugiro a leitura do artigo Metadados  no Wikipedia antes de prosseguir neste post.

Para que servem as Custom Fields no WordPress?

 

Por padrão, o WordPress exige uma quantidade limitada de campos(conteudo, titulo, categoria, …) sobre cada post/page. As custom fields servem, exatamente, para deixar a quantidade de campos ilimitada e para cada post ou um conjunto específico do mesmo é possível criar outros campos de acordo com sua necessidade. Essa ferramenta possibilita a criação de um template totalmente flexível.

Como Funciona os Campos Personalizados?

 

A API do WordPress para acesso e controle destes metadados também facilita muito. Na documentação oficial é possível ter uma boa noção de como funciona as Custom Fields. Entender como é o funcionamento dos metadados no WordPress é muito importante, porém, não tem tanta necessidade aprender a usar estas funções já que há muitas opções boas na internet de plugins que fazem o trabalho pesado. O meu plugin preferido é o Advanced Custom Fields.

Advanced Custom Fields

 

O Plugin Adavanced Custom Fields oferece uma ótima intermediação para as Custom Fields do WordPress. Ele permite ao usuário criar grupos de Campos Personalizados e aplicar este grupo à determinados posts/pages. Para demonstrar como funciona o plugin, criei um site no WordPress em meu localhost. Nele, criei uma página chamada Perfis. Fiz o download e ativei o plugin no site. Na imagem abaixo, é mostrado o item de menu que foi adicionado com o plugin.

Advanced Custom Fields

Clicando em Campos Personalizados e depois em Adicionar Novo é possível criar os grupos de campos. No exemplo, foi criado um grupo de campos chamado Perfil com os seguintes campos: Nome, Cor Favorita e Data de Nascimento. O primeiro campo, nome, é do tipo texto. Cor Favorita é uma caixa de seleção e Data de Nascimento é do tipo data.  O legal do Advanced Custom Fields é essa variação que faz entre os tipos de campos. O WordPress não faz distinção entre estes tipos.

Navegando até a pasta wp-content/themes/twentyeleven/ foi modificado o arquivo sidebar-page.php. Localize a linha que contenha o seguinte conteúdo:

<?php get_template_part( 'content', 'page' ); ?>

No template, basta usar a função the_field() para acessar os metadados. Então,  após a linha especificada acima, foi adicionado as seguintes linhas de código

<strong> Nome: </strong> <span> <?php the_field('nome')?> </span> <br />
<strong> Cor Favorita: </strong> <span> <?php the_field('cor_favorita')?> </span> <br />
<strong> Data de Nascimento: </strong> <span> <?php the_field('data_de_nascimento')?> </span> <br />

Com isso, obtemos o resultado esperado. a impressão dos campos personalizados em nosso template como pode ser visto na imagem abaixo.

Conclusão

 

Reparou como é fácil trabalhar com campos personalizados usando plugins? Existem outros bons plugins. Esse é meu preferido porque foi o único que consegui trabalhar com grupos específicos de campos personalizados. Isso facilita bastante na criação de sites gerenciáveis. Gostou do artigo? Compartilhe e/ou comente abaixo e deixe sua opnião sobre Custom Fields.

 

Gostou do post? Comenta aí!